"Não nos vamos livrar das máscaras tão cedo" - Plataforma Media

“Não nos vamos livrar das máscaras tão cedo”

Christian Drosten, virologista e um dos arquitetos da estratégia alemã de luta contra a covid-19, alerta que o Inverno não vai ser fácil. E apela a todos para seguirem as regras e usar máscara.

Christian Drosten admite em entrevista à Deutsche Welle que “é muito dificil fazer previsões globais”. Para o virologista alemão e arquiteto da estratégia do seu país na luta contra a covid-19, não há dúvidas que o inverno vai ser difícil. Até porque “se vamos ter vacinas ao longo do próximo ano, pode demorar até final desse ano para a maioria da população a receber”.

Mais, mesmo quando alguma parte da população começar a vacinar-se, as máscaras não vão desaparecer das nossas vidas. “Não nos vamos livrar das máscaras tão cedo”, garante Drosten. Para o virologista, é claro que na Alemanha e em muitos outros países da Europa, onde a incidência de doença é baixa, a imunidade também vai ser baixa, logo a única forma de as pessoas se protegerem é continuar a seguir as regras e usar máscara.

Christian Drosten admite que neste momento é difícil avaliar a situação da pandemia por exemplo em África, mas garante que é a Índia o país que mais o preocupa: “Tem alta densidade populacional. O vírus está a espalhar-se de forma descontrolada”. Mas a América do Sul e algumas zonas de África também são delicadas, diz.

Na Europa, é possível que alguns países tenham mesmo de impor medidas mais restritivas, com a chegada do outono, explica o especialista.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English 繁體中文

Artigos relacionados
MundoSociedade

Espanha com recorde de 52.188 casos de covid-19 num fim de semana

PortugalSociedade

Portugal com mais 27 mortes e 2447 casos de covid-19, 66% no Norte

FuturoMundo

Vacina contra Covid-19 não deve ser obrigatória na maior parte do mundo

MundoPolítica

Primeiro-ministro búlgaro testa positivo à covid-19

Assine nossa Newsletter