Quem quer ser rainha tem de ser soldado - Plataforma Media

Quem quer ser rainha tem de ser soldado

Elisabeth da Bélgica começou neste ano letivo os estudos na Escola Real Militar, Victoria da Suécia fê-lo antes e Leonor de Espanha também o deverá fazer. Isabel II foi a primeira. A Europa prepara-se para ser governada por rainhas e “conhecer os militares da sua geração” tem de fazer parte do currículo.

Elisabeth, herdeira ao trono dos belgas mas soldado sem direito a queimar etapas, apresentou-se no último dia de agosto, primeiro do novo ano letivo, no campo militar de Eisenborn para começar a PIM – phase d’nitiation militaire, isto é, a recruta – primeiro passo para quem quer frequentar a Escola Real Militar (ERM) da Bélgica. Dentro de quatro semanas, já com a boina azul, participará na abertura solene do ano académico da ERM – um desfile na Esplanada do Cinquentenário, em Bruxelas.

É a primeira mulher da família real da Bélgica a ingressar na Escola Real Militar e vai frequentar o curso de Ciências Sociais e Militares, em flamengo. É o mesmo curso que o pai frequentou quando, ele próprio, fazia a sua formação para um dia se tornar rei.

A primogénita duquesa de Brabant, que completa 19 anos a 25 de outubro, passou os últimos dois anos na UWC Atlantic College, no País de Gales, a mesma por onde passou a rainha emérita de Espanha, Sofia, Guilherme da Holanda e Carlos de Inglaterra.

A passagem pela Escola Real Militar, uma instituição com 20% de mulheres entre os alunos e uma general ao comando, Lutgard Claes, será a primeira formação superior da futura rainha dos belgas no seu país e mereceu um comunicado da instituição. “Os estudantes congratulam-se com a chegada da princesa herdeira e reservam-lhe um acolhimento caloroso. Os alunos, os professores e os funcionários da ERM farão igualmente todo o possível para lhe dar um ano de enriquecimento académico.” O currículo do curso inclui comunicação e relações internacionais, geopolítica, liderança e trabalho em grupo, assim como gestão.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Lifestyle

Meghan Markle produzirá série da Netflix para inspirar meninas

DesportoPortugal

Um Hazard nunca vem só e a sorte bateu no poste. Portugal cai nos oitavos de final

Portugal

Dois portugueses entre os cinco mortos no acidente de construção em Antuérpia

Lifestyle

Vestido de noiva de Diana já está em exibição. Reveja todos os detalhes

Assine nossa Newsletter