Início Editorial Saudades de Hong Kong

Saudades de Hong Kong

Paulo Rego

Já tenho saudades de Hong Kong. Há coisas que vão, quer se queira quer não. Viver em Macau tem essa tripla sedução: calor da aldeia, contas do outro mundo… e a escala planetária de Hong Kong: negócios, modernidade, liberdade… Contudo, uma estranha energia junta interesses contraditórios na debacle de uma região… de facto especial, que serve todas as partes que cegamente a destroem. Esquizofrénico.

Trump demoniza o inimigo chinês em busca do voto rural e nacionalista; Xi Jinping usa a revolta pró-democrata para gerir a linha dura comunista; Hong Kong suicida-se, como se o anúncio do fim da História exigisse a capitulação prematura. Chamam pelo demónio, exigindo-lhe que se comporte como tal, fazendo a prova de que ele aí vem. Não se percebe o interesse.

Logo agora, em plena guerra comercial – aliás tecnológica – o imperativo democrático rebenta. Numa mão, bandeiras do antigo colono; na outra, bilhete para pedir socorro a Washington. É agora Trump o ícone que ilumina a democracia? É de facto curioso… 

Xi Jinping, que tanto pugna pela Grande Baía, sabe que a porta se fecha a ocidente, se perde o pé em Hong Kong. Contudo, está bem mais tremido o chão em Pequim e é cada vez mais frágil a unidade. Não está fácil ser imperador.

Finalmente, estranha moral, essa, a do suicídio. Ainda há muito a ganhar e a perder numa região autónoma, rica, produtora de massa crítica, sonhos e valores. Deitando tudo a perder, prova-se que o “bem” não pode viver. O que une tantos interesses na morte anunciada de Hong Kong? Certamente, nada que mereça apoio e compreensão. 

Há diferenças cruciais entre estes players: Trump não quer saber. Usa os seus, os outros, tudo e todos na fuga para a sobrevivência. Xi Jinping tem várias crises internas e externas a gerir; usará Hong Kong como lhe der jeito, pressionado pela linha dura. 

Hong Kong segue o destino dos samurais sem amo. Perde com isso a noção de que ser dono de si próprio não é um direito inalienável; antes uma luta permanente a negociar a sua circunstância. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!