Início Editorial Pandemias sem fim

Pandemias sem fim

Johnson Chao*

O número de casos confirmados continua a subir, no tempo de intermináveis pandemias, o número de casos confirmados em Hong Kong atingiu 1.959 até 20 de julho, superando os 1.775 casos confirmados da epidemia de SARS em 2003.

A segunda onda do COVID-19 teve uma reviravolta acentuada e voltou em julho. Para já, o número de mortos pela COVID-19 é de doze, o que é muito menor em comparação com a SARS, que causou 299 mortes.

“Quanto mais se pensa nisso, mais confuso se torna.” A epidemia em Hong Kong está descontrolada, e há muitos casos que não se consegue localizar as fontes. Chuang Shuk Kwan, chefe do Centro de Proteção da Saúde de Hong Kong, afirmou, que os hospitais e centros de quarentena não conseguirão lidar com o número crescente de casos confirmados. Teme-se que o sistema médico de Hong Kong entre em colapso.

Entre elas, as autoridades de Hong Kong anunciaram voluntariamente que há dois resultados dos testes COVID-19 que foram baralhados no processo,o resultado negativo testado é considerado positivo, o paciente infectado é considerado negativo.

A equipa de laboratório está a trabalhar contra o relógio para lidar com a enorme pressão dos testes laboratoriais. O pessoal trabalha 2 a 4 horas extras por dia. As autoridades acreditam que a razão do incidente deve-se ao cansaço dos funcionários, mas também estão bem cientes de que não é desculpa para o erro. Esta atitude de admitir culpas merece ser reconhecida, mas colmatar as lacunas é a chave.

A terceira onda da epidemia é tão desafiante como a primeira. Após seis meses de medidas apertadas na prevenção da pandemia, Hong Kong tem de manter o mesmo foco para evitar resultados mais catastróficos. A maioria dos cidadãos ficaram em casa a trabalhar para a prevenção epidémica e sobreviveu à primeira vaga de surtos em benefício do Ano Novo Lunar, agora é verão, é melhor ficar em casa para evitar o confronto com o “vírus”.

*Editor chinês do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!