Início » Aliados e oposição enviam desejos de recuperação e críticas a Bolsonaro

Aliados e oposição enviam desejos de recuperação e críticas a Bolsonaro

Filipe Sousa

Após o anúncio público de que o teste à Covid-19 tinha dado positivo, Jair Bolsonaro tem recebido desejos de melhoras de todos os quadrantes políticos, de aliados, ex-aliados e opositores. Adversários políticos não esquecem as críticas ao presidente pela gestão da pandemia no país.

No dia em que Bolsonaro divulgou o resultado do seu quarto teste ao novo coronavírus, as redes sociais fervilharam com reações, na sua maioria endereçando votos de rápida recuperação, mas muitos aproveitaram a ocasião para apontar o dedo ao trabalho do executivo bolsonarista durante a crise provocada pela pandemia.

Donald Trump fez chegar uma mensagem da Casa Branca, através da porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany. “Não falei com o Presidente sobre isso (resultado positivo), mas desejamos que esteja bem, assim como uma rápida recuperação”, disse.

No Brasil, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que integrou o Governo até abril, foi curto na sua declaração, afirmando “apenas cabe desejar a plena recuperação” do chefe de Estado. Por seu turno, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que torce pela recuperação e recomendou que ele reveja seu posicionamento sobre a prevenção. Desde o início da crise mundial do coronavírus, Bolsonaro tem dado declarações nas quais menospreza a pandemia. “Torcemos pela recuperação e que ele reflita sobre prevenção”, disse Mandetta, completando: “Mais uma confirmação de que a doença está com circulação extremamente ativa”.

Já o governador de São Paulo, João Dória, que apoiou Bolsonaro nas eleições mas tem travado um duelo com o presidente nos últimos meses, publicou no Twitter uma mensagem incluindo uma farpa “Desejo pronta recuperação ao Presidente Jair Bolsonaro, diagnosticado com covid-19. Que ele siga as orientações da medicina e, em breve, esteja restabelecido”. Outro governador, Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, desejou ao presidente “pronta recuperação” nas suas redes sociais. “Também fui atingido pela Covid-19 e, seguindo as recomendações médicas, estou certo de que ele irá se recuperar brevemente”, disse Witzel.

Fernando Haddad, derrotado nas presidenciais que elegeram Bolsonaro, também deixou um Tweet: “Lamento pelos mais de 1,6 milhões de infetados e pelo facto de termos entre nós o pior gestor de crise do mundo. Desejo que todos se restabeleçam, inclusive Bolsonaro. Aos familiares dos que se foram a meio do descaso do Governo, os meus sinceros sentimentos”. Outro candidato nas presidenciais de 2018, Guilherme Boulos (PSOL), aproveitou a mesma rede social para se dirigir ao líder do governo, comendnado “Bolsonaro levou o Sistema Único de Saúde à beira do colapso durante a pandemia. Desmontou o Ministério da Saúde e investiu no Gabinete do Ódio (disseminação de notícias falsas). Ao contrário dele, a maior parte da população não tem a opção de recorrer a uma suíte ‘VIP’ em algum hospital de luxo”.

Num estilo mais violento, uma das maiores apoiantes de Bolsonaro durante a campanha, agora uma das suas maiores opositoras no congresso, Joice Hasselmann, apelidou o chefe de Estado de “irresponsável” e apelou a que se mantenha isolado a partir de agora. “O Presidente Jair Bolsonaro descuidou da sua saúde, boicotou o uso de máscara e o isolamento social. Foi irresponsável com ele e com os outros. Está com o coronavírus e certamente contaminou muitos outros. Agora o mínimo que tem de fazer é ficar isolado até que se cure. Seja responsável, Presidente”, aconselhou a deputada do PSL.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!