Cimeira UE-China em 22/06 por videoconferência - Plataforma Media

Cimeira UE-China em 22 de junho por videoconferência

União Europeia e China vão celebrar em 22 de junho, por videoconferência, uma cimeira que esteve agendada para março, mas foi adiada devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o porta-voz do presidente do Conselho Europeu.

“Na segunda-feira 22 de junho, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai celebrar a 22.ª cimeira UE-China juntamente com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, através de videoconferência”, anunciou o porta-voz na rede social Twitter.

No início do mês, a Comissão Europeia já indicara que estava a trabalhar com Pequim com vista à celebração de uma cimeira bilateral ao nível de líderes das instituições, tendo então fontes europeias avançado que a mesma deveria celebrar-se ainda em junho, mas depois do Conselho Europeu agendado para a próxima sexta-feira, 19 de junho.

Este encontro de alto nível entre os dirigentes de Bruxelas e Pequim é distinto da cimeira com a China que a presidência alemã do Conselho da UE, no segundo semestre do ano, tinha previsto celebrar em setembro, em Leipzig, e que a chanceler Angela Merkel decidiu no início deste mês adiar devido à pandemia da covid-19, para data a definir.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoPolítica

Portugal pode ter papel central na definição da política da UE para África

ChinaEconomia

EUA-China: "A inação está a tornar-se insuportável e perigosa para a Europa”

MundoPolítica

Cimeira virtual dos líderes da UE no dia 29 para discutir pandemia

Cabo VerdeEconomia

Cabo Verde já recebeu 19 milhões de euros em apoios da União Europeia

Assine nossa Newsletter