Início » Analistas falam em “contra-ataque” e “vingança” dos terroristas em Cabo Delgado

Analistas falam em “contra-ataque” e “vingança” dos terroristas em Cabo Delgado

Alguns analistas moçambicanos consideram que os grupos terroristas em Cabo Delgado poderão estar a preparar um “contra-ataque” nos próximos tempos, isto após a morte de “quadros superiores” do grupo armado, às mãos das Forças Armadas Moçambicanas.

Para o académico Calton Cadeado, os terroristas poderão estar agora perante dois cenários, ou “à espera para retaliar no imediato e mostrar que estão vivos” ou “no silêncio durante um bom tempo a preparar a vingança”. “Tudo isto poderá acontecer se as Forças Armadas relaxarem na sua ofensiva, mas se mantiverem a pressão permanente, a possibilidade de os insurgentes fazerem um ataque de vingança, tão cedo, é muito pequena porque vão passar mais tempo a fugir no lugar de preparar ataque de vingança”, considerou em declarações ao Notícias de Moçambique.

Ainda de acordo com este investigador, os insurgentes denotam alguma fraqueza, “porque em situações destas, como aconteceu com Bin Laden, por exemplo, a primeira coisa que os terroristas fizeram foi publicar um vídeo a fazer ameaças de retaliação e até de mobilizar os outros. Em Cabo Delgado morreram dois líderes do grupo e nós não vimos nenhuma acção como esta”.

“Este silêncio pode significar que os insurgentes estão altamente fragilizados e zangados, mas também pode ser um sinal de que eles não têm um plano de mobilização para puderem fazer a vingança como eles gostariam de fazer pela morte desses dois companheiros seus”, conclui Calton Cadeado.

Acompanhe a situação na província de Moçambique

Noite de pânico em Cabo Delgado

Governo acusado de “silêncio perturbador” sobre mortes em Cabo Delgado

Bispo de Pemba alerta: “Vivemos a fugir sem saber para onde”

As dez perguntas e respostas sobre os ataques em Cabo Delgado

Cabo Delgado: Al Qaeda, “piratas em terra” e militares corruptos

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!