Início » O programa monetário destinado a pequenas empresas dos EUA mostra fragilidades

O programa monetário destinado a pequenas empresas dos EUA mostra fragilidades

O Los Angeles Lakers, avaliado em mais de 4 bilhões de dólares, de acordo com a Forbes, recebeu um empréstimo de 4,6 milhões de dólares sob o PPP e disse recentemente que havia devolvido o dinheiro ao governo federal.

Num comunicado divulgado na segunda-feira, os Lakers disseram que, depois de descobrir que os fundos do programa tinham sido esgotados, “reembolsámos o empréstimo para que o apoio financeiro fosse redirecionado para os mais necessitados”.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse à CNBC na terça-feira que não culpou os bancos que processaram esses empréstimos, mas sim as empresas que os solicitaram. “Eu não sou um grande fã do fato de eles levarem 4,6 milhões de dólares”, disse ele. “Eu acho isso ultrajante.”

Enquanto isso, várias cadeias grandes de restaurantes conseguiram garantir fundos do programa, embora várias também tenham dito que devolveriam o dinheiro após protestos públicos. A Shake Shack, com mais de 200 agências, recebeu 10 milhões de dólares em empréstimos do programa, assim como Potbelly, que tem mais de 400 estabelecimentos, de acordo com um relatório recente da Hill.

O Chris Steak House, de Ruth, com 150 locais, recebeu 20 milhões em empréstimos. “As pequenas empresas estavam preparadas e prontas para se candidatar a estes programas, as únicas opções de apoio financeiro para a maioria, e é muito frustrante que a maioria dessas verdadeiras pequenas empresas ainda não tenha recebido o seu empréstimo”, disse Holly Wade, diretora de Pesquisa e análise de políticas na Federação Nacional de Empresas Independentes.

Marco Rubio, presidente do Comitê de Pequenas Empresas e Empreendedorismo do Senado, defendeu recentemente o programa de empréstimos para pequenas empresas, dizendo que “em emergências, erros serão cometidos”. Em meio à crescente controvérsia, Mnuchin prometeu que o governo fará auditorias a qualquer empresa que tire mais de 2 milhões de dólares do programa.

“A Administração de Pequenas Empresas fará uma revisão completa desse empréstimo antes que haja perdão”, disse ele. O programa, projetado para oferecer ajuda financeira a empresas com menos de 500 funcionários, permite que as empresas tenham os seus empréstimos perdoados se gastarem o dinheiro em folha de pagamento, rendas, juros de hipotecas e serviços públicos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!