Angolanos vão viver mais 15 dias em estado de emergência - Plataforma Media

Angolanos vão viver mais 15 dias em estado de emergência

A carta de João Lourenço foi hoje lida na Assembleia Nacional (AN) pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, no início de uma reunião plenária extraordinária onde foi apreciado o pedido do Presidente da República relativo à possibilidade de renovação do estado de emergência.

Na missiva, o chefe de Estado angolano considerou que as razões que estiveram na base da declaração do estado de emergência mantêm-se atuais e inalteradas.

“E infelizmente, são confirmados casos positivos de contaminação da covid-19 no nosso país praticamente todos os dias”, referiu João Lourenço.

Nesse sentido, “considerando que a situação de iminente calamidade pública continua presente e que as medidas excecionais de prevenção e controlo da doença devem continuar a ser implementadas, sirvo-me do presente para solicitar novamente os seus ofícios (…) para efeitos de prorrogação da vigência do estado de emergência por mais 15 dias”, disse.

A renovação do Estado de Emergência foi aprovado com 176 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.

No Relatório Parecer Conjunto, a AN fundamentou que “urge prorrogar o Estado de Emergência em vigor no país, em consequência do aumento de casos positivos da pandemia da covid-19 para reforçar as medidas sanitárias e de segurança nacional, visando a proteção do bem vida”.

Angola já registou dois óbitos de um total de 19 casos positivos da covid-19, estando a cumprir a primeira fase do estado de emergência, que termina às 23:59 de 11 de abril desde o passado dia 27 de março.

A covid-19 provocou 572 mortos em África e há o registo de 11.400 casos em 52 países, enquanto 1.313 pessoas já recuperaram, de acordo com os mais recentes dados sobre a pandemia no continente.

Related posts
MundoSociedade

Covid-19: Bactérias do intestino humano produzem compostos que inibem o vírus SARS-CoV-2

Mundo

Autoridade Palestina anula acordo de vacinas anticovid com Israel

Desporto

Japão suspenderá estado de emergência um mês antes dos Jogos de Tóquio

EconomiaMundo

Países da zona euro devem manter “postura orçamental de apoio” em 2022

Assine nossa Newsletter