Início » Primeiro caso de infeção assintomática doméstica em Guangdong

Primeiro caso de infeção assintomática doméstica em Guangdong

Ontem, a província de Guangdong, na China, anunciou a sua situação epidémica e relatou uma situação de infeção assintomática doméstica pela primeira vez. Segundo o relatório, ocorreu um caso de infeção assintomática no dia 31 de março, em Shenzhen e veio importado, internamente, do epicentro do surto pandémico, em Hubei.

A China começa a ver-se a braços com diversos casos de infeção importados, mas agora também começa a demonstrar alguma preocupação com os casos denominados assintomáticos.

Dados do final do mês de março apontavam para 10 casos importados na província de Guangdong, sendo que a grande maioria – nove – ocorreram em Cantão, a capital da província e um caso em Foshan. Dos 10 casos relatados, três vieram dos Estados Unidos, dois casos da Nigéria e um caso veio de cada um dos seguintes países: Filipinas, Malásia, Reino Unido e Angola.

Zhang Zhoubin, vice-diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças de Cantão, revelou que até ao momento 11 infeções assintomáticas foram encontradas entre os imigrantes e estão agora aos cuidados do Hospital Popular de Cantão. Sete pessoas tiveram, entretanto, alta.

Segundo o mesmo responsável médico, a partir da meia-noite de 31 de março, Cantão registou um total de 92 casos de casos importados, dos quais 70 eram chineses e 22 eram estrangeiros. A distribuição ocupacional incide, principalmente, em trabalhadores de serviços e estudantes.

Mas afinal o que isto de infeção assintomática? Zhang Zhoubin explicou que existem dois casos de infeção assintomática por SARS-Cov-2: um é que a pessoa infetada faz um teste positivo de ácido nucleico e, após 14 dias de incubação, não há auto perceção ou reconhecimento clínico da doença. No segundo caso, é que o teste de ácido nucleico da pessoa infetada é positivo e não há sintomas e sinais auto percetíveis, ou clinicamente identificáveis, no momento da triagem.

Zhang Zhoubin referiu ainda que Cantão trata estritamente infeções assintomáticas de acordo com os requisitos relevantes da Comissão Nacional de Saúde da China. Os regulamentos mostram que as pessoas com infeções assintomáticas devem ficar em quarentena por 14 dias. Em princípio, as pessoas que ficaram em quarentena por 14 dias e têm dois testes negativos consecutivos de ácido nucleico (intervalo de amostragem de pelo menos 24 horas) podem ser libertados da quarentena. Se o teste de ácido nucleico ainda for positivo, o paciente deve continuar isolado e sob observação médica.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!