Início Opinião Kimchi de faca e garfo

Kimchi de faca e garfo

“Não comas a sopa de kimchi primeiro”. O provérbio coreano serve não apenas para ilustrar a boa etiqueta à mesa, mas também para desaconselhar ter por garantido algo que está apenas no plano das intenções. Quando Donald Trump for almoçar com Kim Jong-un a Pyongyang, certamente que terá a oportunidade de aprender esta e outras boas maneiras da rica e milenar cultura coreana. Tal como quando Kim se deslocar a Washington poderá inteirar-se da arte de comer comida rápida de faca e garfo. No fundo, abre-se um longo caminho para uma nova e, potencialmente, surpreendente relação não apenas entre os dois líderes como entre os povos.

Com as devidas diferenças, o que se passou esta semana poderia ser visto como algo, simbolicamente análogo à visita de Nixon à China em 1972, quando se encontrou com Mao. Se na altura tivemos a diplomacia do ping pong, que precedeu a aproximação histórica dos EUA com a China popular, agora tivemos a diplomacia Dennis Rodman, “amigo” de Kim (ele próprio fã da NBA) que, numa das últimas visitas a Pyongyang ,entregou a Kim uma cópia da obra-prima de Trump: The Art of Deal. E o líder norte-coreano terá sido um bom estudioso do manual. Mas o livro dos livros sobre estratégia foi escrito em chinês há 2500 anos por Sun Tzu. A Arte da Guerra, que também pode ser a arte da paz.

O encontro entre Kim e Trump na cidade-estado teve contornos surreais ou irreais para os mais cépticos ou cínicos, mas na sala de imprensa – maioritariamente oriental – os sorrisos esboçaram-se. Do alto dos seus 65 anos Park sabe que esta é a grande oportunidade para a reconciliação. Nasceu no ano em que a Guerra da Coreia terminou e sonha um dia ver o seu país uno e independente como nos tempos dos seus avós, antes da ocupação japonesa. Este grande repórter sul-coreano – de barba esbranquiçada rarefeita e olhos rasgados de esperança – não tem outro remédio a não ser acreditar. Nem que para isso seja preciso comer sopa de kimchi de faca e garfo.

José Carlos Matias  15.06.2018

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!