Início » POMBE MARTELADO MATA 71 EM MOÇAMBIQUE

POMBE MARTELADO MATA 71 EM MOÇAMBIQUE

 

Pelo menos 71 pessoas morreram após terem consumido uma bebida tradicional, em Tete, centro de Moçambique.

 

As vítimas ingeriram a bebida caseira pombe, também conhecida como “mal-cuado”, após regressarem de um funeral, em Chitima, na província de Tete. A bebida é produzida com farelo, açúcar e água, mas terá sido contaminada com uma substância venenosa, segundo os primeiros relatos.

No entanto, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia de Investigação Criminal de Moçambique ainda não confirmaram qualquer pista.  Segundo um porta-voz policial, as autoridades interditaram o fabrico de bebidas alcoólicas caseiras no distrito de Cahora Bassa. “É perigoso neste momento continuar a vender-se este tipo de bebidas, enquanto outras pessoas morrem”, afirmou o porta-voz, Luís Nudia.

O Governo moçambicano decretou três dias de luto em todo país, em memória das vítimas da tragédia e, na segunda-feira, a Assembleia da República observou um minuto de silêncio.

A ingestão de Pombe é geralmente acompanhada de música tocada em volume ensurdecedor, “para condizer com o ambiente de bebedeira na zona”, segundo relatou o ativista moçambicano Raul Chambote, que afasta alguns rumores surgidos no local. “Contra as especulações, consultando três vovós em Chitima, Doa e Tete, teceram algumas reservas sobre envenenamento por bílis de crocodilo, pois de acordo com o conhecimento deles se alguém tivesse introduzido bílis de crocodilo as mortes ocorreriam na hora e no local”, afirma Chambote, baseando-se no facto das vítimas terem morrido algum tempos depois de ingerirem a bebida.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!