Início Opinião Luís Andrade de Sá – LAM MAU TONG

Luís Andrade de Sá – LAM MAU TONG

Do bairro de Sommerschield, em Maputo, à doca do Patane, em Macau, são mais de 24 horas de viagem e, no fim, há sempre alguém que pergunta: “O que mudou desde a última vez?”. Resumindo: não se apanha um táxi, houve gente que partiu, outros que morreram, as rendas estão pela hora da morte, vai ser proibido fumar nos casinos e surgiu uma improvável opinião pública que forçou o governo a mudar uma lei.

Mas, para mim, o que mudou mesmo é que eu agora vivo na doca do Patane e trabalho na Areia Preta, bairros que, há 14 anos, me fariam pensar duas vezes antes de ali estacionar o carro. Outra coisa que mudou é que também não tenho carro, por não conseguir imaginar onde o poderia estacionar (ok, parcar) e sirvo-me do meu Macaupass verde para apanhar autocarros com números auspiciosos para o marksix: 2, 6, 18, …

Pela enésima vez vou trabalhar num projeto jornalístico desde que aqui cheguei em 1984, acabado de sair da faculdade e do primeiro curso de jornalismo em Portugal. E só posso dizer bem de todos eles: Nam Van, Oriente, TDM, Futuro de Macau. Mas nada disto me dá um valor acrescentado sobre quem quer que seja, muito menos sobre a concorrência; até porque a concorrência, geralmente, é boa, acima da média, séria e credível.

São também por esses valores que nos vamos bater, propondo um jornalismo livre e sério, rigoroso e culto, que são marcas defendidas  por este projeto. E, nunca é de mais assinalá-lo, o Plataforma de Macau é também um projeto de jornalismo impresso, numa altura em que os sinos dobram por este modelo. Mas o anúncio de morte tem vindo a tornar-se prematuro, até porque, para citar Bruce Willis no filme Set Up, “alguém quer ler os resultados do desporto num telemóvel?”

É certo que vamos estar nessas novas plataformas mas somos um jornal de tipografia, com um formato invulgar, que queremos sirva para aproximar povos e culturas, a partir de notícias sobre as diferentes realidades e também sobre a atualidade de Macau. E um jornal que continue a sujar os dedos de quem o folheia, à procura de muito mais do que resultados desportivos.

Luís Andrade de Sá

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!