Um avião de transporte do Exército da Colômbia despenhou-se hoje quando tentava descolar no sul do país, confirmou a Força Aeroespacial Colombiana, tendo provocado, segundo o exército, pelo menos 80 mortos.
“A Força Aeroespacial informa que uma aeronave C-130 Hércules sofreu um acidente em Puerto Leguízamo. As Forças Militares da Colômbia encontram-se mobilizadas no local a responder à emergência”, indicou a força aérea numa mensagem publicada nas redes sociais.
O ministro da Defesa colombiano, Pedro Sánchez, confirmou que o avião sofreu o acidente “quando descolava de Puerto Leguízamo”, na região de Putumayo, acrescentando que “transportava tropas da Força Pública”.
Sánchez indicou que no terreno estão já unidades militares.
Leia também: Presidente da Colômbia afirma ter escapado a tentativa de assassínio
“No entanto, ainda não foi determinado com precisão o número de vítimas nem as causas do sinistro”, explicou, acrescentando que foram ativados os protocolos de assistência às vítimas e às suas famílias e que foi aberta uma investigação.
“Expresso as minhas mais sinceras condolências aos familiares dos afetados e, em respeito pela sua dor, apelo a que se evitem especulações até que exista informação oficial”, sublinhou, reconhecendo tratar-se de um acontecimento “profundamente doloroso” para a Colômbia.
O Exército colombiano, segundo a agência noticiosa France-Presse (AFP) avançou com um total de 80 mortes, sem adiantar mais pormenores.