Início » Japão apoia formação de jovens funcionários públicos timorenses com 946 mil euros. Bolsas ganham novo contexto com entrada na ASEAN

Japão apoia formação de jovens funcionários públicos timorenses com 946 mil euros. Bolsas ganham novo contexto com entrada na ASEAN

O Japão vai financiar com cerca de 946 mil euros a formação de jovens funcionários públicos de Timor-Leste em universidades japonesas, em 2027. O apoio surge numa nova fase para o país, que passou a integrar formalmente a ASEAN e procura reforçar a capacidade das suas instituições

Lusa

O Japão vai apoiar com cerca de 946 mil euros a formação de jovens funcionários públicos timorenses, em 2027, no âmbito do projeto “Bolsa de Desenvolvimento de Recursos Humanos”.

“A iniciativa tem aberto oportunidades para jovens funcionários públicos de Timor-Leste prosseguirem os estudos de pós-graduação em universidades japonesas. Espera-se que os participantes contribuam para o desenvolvimento socioeconómico de Timor-Leste”, afirmou o embaixador do Japão em Díli, Yamamoto Yasushi.

O embaixador falava após a assinatura de uma troca de notas com o chefe da diplomacia timorense, Bendito Freitas, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Díli.

“A assinatura de hoje representa um investimento estratégico contínuo no capital humano, na capacidade institucional e na futura liderança de Timor-Leste. Desde a sua introdução em Timor-Leste, em 2018, o programa tem proporcionado oportunidades valiosas para os funcionários públicos timorenses adquirirem conhecimentos avançados e experiência em universidades japonesas”, salientou Bendito Freitas.

Leia também: CPLP incentiva Timor-Leste a aproximar organização da ASEAN. O que pode mudar na cooperação entre os dois blocos

Desde 2019, o Japão já financiou 52 bolseiros timorenses e este mês mais sete vão estudar para aquele país. O acordo hoje assinado prevê uma assistência financeira das autoridades japonesas no valor de 176 milhões de ienes japoneses (cerca de 946 mil euros), explicou o governante timorense.

“Para Timor-Leste, este investimento surge num momento importante do nosso desenvolvimento nacional. À medida que o nosso país entra numa nova fase de desenvolvimento e de maior envolvimento regional e internacional, torna-se cada vez mais importante reforçar a capacidade das instituições do Estado”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

O embaixador do Japão acrescentou que com a adesão formal de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é “essencial desenvolver uma próxima geração de líderes”.

Timor-Leste e o Japão elevaram em dezembro de 2023 a sua relação para um “Parceria Abrangente para o Crescimento e Desenvolvimento Sustentável”, com o reforço da cooperação económica, institucional e de desenvolvimento nos setores das infraestruturas, agricultura, recursos humanos e saúde.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website