Início » Há menos 4.500 eleitores que podem votar nas eleições para a Assembleia Legislativa

Há menos 4.500 eleitores que podem votar nas eleições para a Assembleia Legislativa

Há menos pessoas que podem votar nas eleições de setembro. A Comissão dos Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa anunciou esta manhã que há mais de quatro mil pessoas que perderam esse direito com a atualização mais recente dos cadernos eleitorais

Há várias razões para esta redução de eleitores, segundo explicou o juiz Seng Ioi Man. “De acordo com as informações mais atualizadas, até meados de agosto deste ano, registaram-se 4.500 eleitores com inscrição cancelada devido a doença mental, sentença judicial ou óbito, pelo qual até presente data o número de eleitores singulares que podem participar nas eleições foi reduzido para cerca de 328.611 pessoas”, concretizou.

Seng Ioi Man apelou a todos os que estão habilitados a irem votar e incentivarem amigos e família a fazê-lo também.

Para que todos possam ir exercer o direito de voto a 14 de setembro, o presidente da CAEAL diz ainda que todas as empresas nas quais os residentes estejam a trabalhar no dia das eleições devem permitir que os trabalhadores se possam deslocar às mesas de voto.

“Em termos do artigo 96, dever de colaboração da Lei Eleitoral, se os serviços e as empresas tiverem de se manter em funcionamento no dia das eleições, deve ser permitido aos seus trabalhadores deslocarem-se às Assembleias de Voto para votar durante o período do serviço. Para o efeito, os serviços públicos, as empresas de capitais públicos e as outras empresas de género, devem tomar as medidas necessárias para facilitar o exercício do direito de voto por parte dos trabalhadores”, descreveu o juíz Seng.

Leia mais em Rádio Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!