A Comissão de Desenvolvimento e Reforma da Província de Guangdong já enfatizou os esforços de pesquisa para este projeto no seu orçamento de 2025. Como parte do projeto do Corredor Shenzhen-Zhuhai, a linha ferroviária de alta velocidade contará com comboios capazes de atingir velocidades de 350 quilómetros por hora ao longo de uma distância de 80,7 quilómetros.
Entretanto, a linha ferroviária interurbana cobrirá aproximadamente 40 quilómetros, com comboios projetados para viajar a 200 quilómetros por hora. A autoestrada terá oito faixas, ligando o Qianhai de Shenzhen—um centro de inovação e serviços modernos—ao Jinding de Zhuhai, situado perto do Circuito Internacional de Zhuhai.
Desde novembro do ano passado, tanto o posto de controlo de Gongbei em Zhuhai quanto o Porto de Shenzhen Bay permitiram que viajantes frequentes para ou de Macau utilizassem canais eletrónicos com reconhecimento facial para viagens pessoais.
Em junho do ano passado, Shenzhen abriu a sua ligação marítima com Zhongshan, também no sul da China, com o trajeto de 24 quilómetros apresentando duas pontes, duas ilhas artificiais, bem como um túnel submarino.
Com oito faixas e velocidades de até 100 quilómetros por hora, as autoridades afirmaram que isso reduziria a viagem entre as duas cidades de duas horas para apenas 30 minutos.