Início » Promover empregos para os mais idosos

Promover empregos para os mais idosos

Leong Sun Iok, Federação das Associações dos Operários de Macau

Nos últimos anos, muitas pessoas de meia-idade e idosas em Macau – 40 anos ou mais – relataram dificuldades em encontrar emprego. Por outro lado, com o desenvolvimento dos cuidados médicos e da tecnologia, alguns idosos ainda têm energia para trabalhar e têm uma vasta experiência profissional, apesar de terem atingido a idade da reforma. No entanto, atualmente, não existem em condições para que pessoas de meia-idade e idosos se mantenham empregados.

Não só devido a fatores como a idade, mas também pela sua condição física, e a própria concorrência no mercado de trabalho, os idosos encontram cada vez mais dificuldades na procura de um novo emprego. Neste sentido, sugiro que os departamentos competentes, para além de lançarem cursos de formação profissional, se concentrem também na assistência e no encaminhamento para o emprego, em trabalhos específicos, para que a formação e o emprego possam estar interligados.

Em resposta às minhas interpelações anteriores, a Direção de Serviços dos Assuntos Laborais afirmou que um total de 234 pessoas haviam participado em cursos de formação profissional para idosos, de 2016 a 2023. Medida que proporciona uma ponte para o reingresso dos idosos ao mercado de trabalho. Tendo em conta as atuais dificuldades enfrentadas pelos idosos na procura de um novo emprego, sugiro que os departamentos competentes revejam a eficácia destes programas, bem como a situação laboral dos idosos após a conclusão dos cursos de formação profissional.

Conforme mencionado nas Linhas de Ação Governativa para 2024, o Governo terá em consideração as condições de trabalho adequadas para os idosos; e lançar projetos especiais de trabalho para a terceira idade, em colaboração com associações e empresas, no sentido de apoiar os idosos que ainda têm condições e desejam continuar a trabalhar, prolongando as suas carreiras. Espera-se que o Governo possa introduzir medidas que incentivem as empresas a empregarem pessoas de meia-idade – e idosas – para que possam não só manter contato com a sociedade, e permanecerem física e mentalmente ativas e saudáveis, mas também para que continuem a utilizar a sua experiência e a revitalizarem-se.

O Governo de Hong Kong lançou o “Programa Piloto de Subsídio de Reemprego” e o “Programa de Emprego para Idosos e Meia-idade”. Ao conceder aos empregadores subsídios para darem formação profissional, no local de trabalho, o Governo incentiva-os a contratar desempregados com 40 anos, ou mais, como trabalhadores permanentes, seja a tempo inteiro seja a tempo parcial. O período de formação em exercício e o montante do subsídio de formação são ajustados em função dos candidatos aos empregos com diferentes faixas etárias. Este tipo de medidas não só desempenham um papel encorajador, como promovem maior flexibilidade, permitindo no local de trabalho que os candidatos ao emprego dominem as competências profissionais.

Vale a pena tomar isto como referência local. Ao mesmo tempo, a fim de apoiar o emprego de pessoas de meia-idade e idosas, incentivando as empresas a contratá-los, o Governo de Macau deve também conceber planos para campanhas promocionais, políticas de emprego e incentivos.

Federação das Associações dos Operários de Macau (faom)

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!