Enquanto o ex-presidente do Tribunal Superior se prepara para assumir o cargo, o Times indica que fontes apontam para que que o Secretário para a Administração e Justiça André Cheong, Secretário para a Segurança Wong Sio Chak, e a Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura Elsie Ao Ieong U, devem continuar nas suas funções.
Embora a escolha de Sam sugira uma continuidade, há especulações sobre o futuro de Raimundo do Rosário, o atual Secretário para o Transporte e Obras Públicas.
Apesar de Rosário ter recebido um convite para permanecer no cargo, uma fonte informou ao Times que “Raimundo está a sair; ele já está a fazer as malas.” A confirmação final continua pendente, e pessoas próximas ao escritório de Rosário sugerem que a sua decisão pode ser influenciada por fatores pessoais, em vez de mudanças políticas.
Um analista que preferiu permanecer anónimo, afirmou ao jornal que, além da busca por estabilidade e continuidade, “se isso for confirmado, demonstra o reconhecimento da nova liderança ao trabalho bem realizado por certos secretários e a sua lealdade nos últimos cinco anos.”
Diferentemente da “posição incerta” de Raimundo, fontes indicam que o atual Secretário para a Economia e Finanças, Lei Wai Nong, será substituído.
Ip Sio Kai, deputado e vice-presidente do Banco da China de Macau, é o principal candidato para essa função. Tendo liderado o escritório de campanha de Sam Hou Fai, a sua forte aliança com a visão de Sam o torna “um candidato forte para impulsionar a agenda económica de Macau na nova administração.”
A estratégia de Sam Hou Fai “parece combinar liderança experiente com novas perspetivas”, acrescentou o analista, especialmente em áreas cruciais para o futuro económico da cidade.
O Chefe do Executivo eleito está, neste momento, em Pequim para receber o reconhecimento formal do Conselho de Estado, que confirma a sua nomeação oficial como Chefe do Executivo do sexto mandato.
Sam será empossado a 20 de dezembro, coincidindo com o 25.º aniversário da RAE de Macau e com a presença esperada do Presidente Xi na cerimónia em Macau. A nomeação do Conselho de Estado valida os resultados da eleição de 13 de outubro, na qual Sam obteve 394 dos 398 votos possíveis para o cargo principal.