Início » Mercado NFT: do pico ao ajuste

Mercado NFT: do pico ao ajuste

Robby Kwok, Presidente executivo da Associação de Interfluxo de Activos Digitais de Macau

Nos últimos anos, o mercado de tokens não fungíveis (NFT) registou um crescimento explosivo – e subsequentes ajustamentos. O maior volume mensal de negociação verificou-se em agosto de 2021, quando atingiu 5.2 mil milhões de dólares. Contudo, em junho de 2024, as vendas totais no mercado NFT eram de 46 milhões; declínio de 99 por cento em relação ao pico.

NFT, ou Token Não Fungível, é um cripto-token virtual único, emitido numa ‘blockchain’. Ao contrário das criptomoedas fungíveis, como a Bitcoin ou o Ethereum, em que uma unidade pode ser trocada por outra, o NFT pode armazenar informações adicionais. E isso permite aos artistas, por exemplo, imprimirem a sua marca na propriedade, fazerem assinaturas encriptadas, ou compilar informação detalhada sobre as obras de arte digitais.

Em termos simples, são itens digitais colecionáveis, armazenados numa ‘blockchain’. Os produtos NFT mais comuns incluem obras de arte planas, imagens, música e vídeos. A maior parte das operações é feita na Ethereum, plataforma nascida em julho de 2015 e que, em agosto do mesmo ano, avançou com os ‘smart contracts’, utilizados para NFTs. Um “contrato inteligente” é uma coleção de códigos e dados que residem num endereço específico da ‘blockchain’ Ethereum.

Fase florescente

Desde 2020, o mercado de NFT tem registado um crescimento explosivo, atraindo grande número de investidores e atenção por parte dos Media.

I – Ascensão da arte digital
Os artistas descobriram que, através dos NFTs, podem vender diretamente as suas obras a um público global e receber ‘royalties’ sempre que o seu trabalho for revendido. Este novo modelo de negócio atraiu muitos artistas, criando um grande número de transações de alto valor. Em março de 2021, o trabalho do artista digital Beeple – “Everydays: The First 5000 Days” – foi vendido num leilão da Christie’s por 91.8 milhões de dólares, tornando-se no NFT mais caro da História.

II – Efeito Celebridade
Muitas celebridades, incluindo artistas, atletas e atores, começaram a participar no mercado NFT, lançando as suas próprias obras de arte. Outros agentes do meio colaboram com esse envolvimento, atraem grande número de fãs e investidores, provocando o desenvolvimento do mercado. Músicos famosos como Grimes; Jack Dorsey, fundador do Twitter; e a estrela da NBA, LeBron James, lançaram o seu próprio NFT, gerando uma quantidade significativa de cobertura mediática e atenção por parte do público.
Várias celebridades asiáticas desempenharam também um papel importante no mercado de NFTs, como o conceituado músico japonês Ryuichi Sakamoto; um dos fundadores do grupo K-pop BTS, RM; ou o artista chinês Cai Guo-Qiang.

III. Convergência entre Jogos e Mundos Virtuais
A aplicação de NFT em jogos e mundos virtuais tem também contribuído para o crescimento deste mercado. Os jogadores podem comprar e trocar itens relativos ao jogo como NFTs, detendo direitos sobre esses ativos. Plataformas de mundo virtual como Decentraland e The Sandbox permitem até aos utilizadores comprarem terrenos e prédios, com valor económico real.

IV. Avanço contínuo do NFT
O progresso da tecnologia ‘blockchain’, em particular com a atualização do Ethereum 2.0, e a introdução de soluções de Camada 2, melhorou o desempenho e a escalabilidade da rede, reduzindo também os custos de transação. Há suporte técnico para o crescimento contínuo do mercado de NFT.

Desempenho atual do mercado

Em junho de 2024, o volume total de vendas do mercado NFT foi de 46 milhões de dólares, uma queda de 26,2% em relação a maio. À medida que o mercado amadureceu gradualmente, os investidores tornaram-se mais cautelosos e já não perseguem, cegamente, quaisquer novos projetos NFT. As flutuações na economia global, tais como as pressões inflacionistas e aumentos das taxas de juro, podem ter afetado o apetite dos investidores, levando à redução do investimento no mercado de NFT.

Além disso, embora a própria tecnologia NFT tenha um enorme potencial, as suas aplicações centram-se atualmente nos setores da arte digital e artigos colecionáveis, carecendo de uma gama mais ampla de utilização.

Mercado futuro

O mercado de NFT encontra-sese um período de ajustamento, mas isso não significa que o seu potencial se tenha esgotado. Pelo contrário, este pode ser um processo de desenvolvimento saudável, que estabelece bases para a sustentabilidade a longo prazo.

No futuro, espera-se que a tecnologia NFT seja aplicada em mais áreas, como jogos, imobiliário virtual, propriedade intelectual e emissão de bilhetes. À medida que o mercado se desenvolve, as autoridades reguladoras podem introduzir mais regras, de modo a proteger os investidores e regular as operações.

O desenvolvimento adicional da tecnologia ‘blockchain’ trará mais oportunidades inovadoras ao mercado NFT. Por exemplo, as soluções da Camada 2 podem melhorar a velocidade das transações, reduzir os custos e aumentar a aceitação por parte dos utilizadores.

Conclusão

Embora o volume de negociação de NFTs tenha diminuído significativamente, isso não significa que tenha fracassado. Pelo contrário, é um sinal de que o mercado está a amadurecer. Com o avanço da tecnologia e a expansão dos cenários de aplicação, o mercado de NFT ainda tem um enorme potencial.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!