Inicialmente, Ho Iat Seng estava de férias entre 21 de junho e 3 de julho. Posteriormente, prolongou o período de descanso até 19 de julho e, agora, prorrogou-o até 29 de julho, totalizando 39 dias de férias.
Após várias questões sobre o seu estado de saúde, o Gabinete de Comunicação Social, indicou numa nota apenas que Ho “realizou o exame médico de rotina e recebeu cuidados de diagnóstico e terapêutica necessários” durante as férias, sem fornecer mais detalhes.
Durante a ausência do Chefe do Executivo, o Secretário para a Administração e Justiça, André Cheong, fica a exercer interinamente as funções de Chefe do Executivo por mais dez dias.
A recandidatura de Ho Iat Seng está em linha com o histórico dos seus antecessores, Edmund Ho e Chui Sai On, que cumpriram dois mandatos. A eleição para o próximo Chefe do Executivo está marcada para outubro, sendo que as únicas datas possíveis são 13 ou 20 desse mês.
O empresário Jaime Chiang, o único candidato a anunciar publicamente a sua intenção de concorrer na eleição, deu recentemente uma entrevista ao PLATAFORMA na qual descreve a sua plataforma eleitoral.