Início » 1.ª casa impressa em 3D responde à falta de habitação e com preços 50% abaixo do mercado

1.ª casa impressa em 3D responde à falta de habitação e com preços 50% abaixo do mercado

Não é prenda de Dia do Pai, mas abriu as portas neste dia, 19 de março de 2024, como a primeira casa impressa a 3D, instalada pela startup portuguesa Havelar, na região do Porto.

O primeiro protótipo de três em desenvolvimento está pronto. É uma moradia com 86 metros quadrados, com dois quartos, uma sala, uma kitchenette e uma casa de banho, que representa um custo de 1100 euros por metro quadrado, garante João Carvalho, diretor de produção da empresa, em declarações à TSF.

A partir de ideias que já tinham, os engenheiros da Havelar trabalharam num sistema de impressão 3D, que dizem ser único em Portugal, para oferecer ao mercado habitações com o que dizem ser uma abordagem inovadora de construção, por ser oito vezes mais rápida e três vezes mais acessível quando comparada com os tempos e custos da construção tradicional.

Neste caso, este primeiro protótipo foi desenvolvido no último mês de novembro, sendo que a primeira semana foi dedicada à impressão em argamassas para as paredes e as restantes semanas para finalizar a obra, com um custo final de projeto que fixou 50 por cento abaixo dos preços atualmente praticados no mercado imobiliário.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!