Início » Portugal teve linha “firme” mas “cautelosa” com a China ao defender portugueses em Macau – Augusto Santos Silva

Portugal teve linha “firme” mas “cautelosa” com a China ao defender portugueses em Macau – Augusto Santos Silva

O antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou que Portugal teve “uma linha moderada, cautelosa, prudente e respeitadora, mas também firme” para com a China, na defesa dos interesses dos Portugueses em Macau

Nelson Moura

Portugal teve de ter uma linha “cautelosa, prudente e respeitadora”, mas “também firme”, no seu relacionamento com a República Popular da China no que respeita à defesa dos interesses da comunidade portuguesa em Macau.

Durante uma sessão com membros da comunidade da RAEM, Augusto Santos Silva lembrou o seu trabalho como Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 2015 e 2022, período no qual diz ter tido “muitos encontros em pessoa e online com o meu colega do lado chinês e com as autoridades de Macau”.

“Eu sei o quão importante foi ter uma linha moderada, cautelosa, prudente e respeitadora, mas também firme na defesa dos interesses de Macau para que a comunidade portuguesa se sentisse segura,” destacou.

“Portugal pertence à União Europeia, pertence à NATO, é um aliado muito próximo dos Estados Unidos, mas que tem a sua própria política externa e bilateral de respeito e cooperação para com a China.

A China sabe isto muito bem e respeita, sendo importante, assegurar os direitos e interesses dos portugueses residentes em Macau.” Silva fez até um paralelo com o relacionamento das autoridades portuguesas com o governo de Nicolás Maduro na Venezuela.

“Nós nunca alinhamos com aqueles que propunham uma rotura para com o governo venezuelano, pois precisávamos de manter um contacto quotidiano, para acautelar os interesses das centenas de portugueses residentes na Venezuela,” destacou.

O atual Presidente da Assembleia da República concorre outra vez como candidato do Partido Socialista pelo Círculo fora da Europa às eleições legislativas de 10 de março, tendo já sido eleito em 2019 e 2022.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!