Início Macau Iluminar Macau 2023 traz brilho à vida noturna

Iluminar Macau 2023 traz brilho à vida noturna

O Iluminar Macau 2023 já começou. Este que já é um ícone turístico de Macau, vai estar na cidade por quase três meses e pretende oferecer a todos uma viagem de luz e cor pelos bairros locais. O evento, que conta com a participação de vários departamentos governamentais e empresas do setor privado, pretende enriquecer a atividade noturna da RAEM e promover a economia dos bairros comunitários

Plataforma Studio

A cerimónia de abertura do Iluminar Macau 2023 ocorreu no dia 2 de dezembro. Sob o tema “Passeio Deslumbrante”, o evento cobre um total de 34 locais distribuídos por sete zonas da Península de Macau, Taipa e Coloane.

Nestes locais da cidade, pode ver vários espetáculos de vídeo mapping e instalações de luz interativas. Com o Iluminar Macau 2023, as autoridades pretendem pintar Macau de várias cores, chamando à atenção para bairros comunitários, que nem sempre figuram no topo das atrações turísticas (veja o vídeo em baixo).

 Cada zona tem a sua história, cultura e arquitetura. O espetáculo de luzes pretende evidenciar isso mesmo, aproveitando as características de cada local para trazer ao público dinâmicas diferentes.

Por isso mesmo, cada zona traz aos residentes e visitantes subtemas do “Passeio Deslumbrante”: “Blooming Splendor” na Zona Central, “Light Up! Porto-A-Ma” na Barra, “Dancing Butterflies and Blooming Wonders” na Zona da Praia Grande, “Travel Around the Universe” no NAPE, “Joyful Journey” na Zona Norte, “Fantasy Fairyland” na Taipa e “Coloane Ambassadors” em Coloane.  Clique aqui para saber mais sobre cada zona.

Na Zona Norte, em particular, terá a oportunidade de ver “flash mobs”, todos os sábados às 20h30.

Iluminar Macau 2023

A “Joyful Spaceship” é uma das instalações de luz situadas na Zona Norte do Iluminar Macau 2023.(Direcção dos Serviços de Turismo)

Fazendo uso da arte e tecnologia, os vários departamentos governamentais e empresas locais que trazem o Iluminar Macau 2023 aprofundam a integração intersetorial do “turismo +”, trazendo assim nova vida aos bairros comunitários.

Por conseguinte, espera-se que esta iniciativa traga vitalidade económica e benefícios para os comerciantes dessas zonas.

O Iluminar Macau 2023 estará presente até 25 de fevereiro do próximo ano, abrangendo assim várias festividades importantes, como o Dia Comemorativo do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau, Solstício de Inverno, Natal, Véspera e Dia de Ano Novo, Ano Novo Lunar, Dia dos Namorados, dia de “Todos os Aniversários” e Festival das Lanternas.

Vídeo Mapping ajuda a iluminação

Os espetáculos de vídeo mapping do Iluminar Macau 2023 terão lugar no Largo do Centro de Ciência de Macau, no Largo dos Bombeiros, na Taipa, (na fachada do Restaurante Cozinha Pinocchio) e na Igreja de S. Francisco Xavier, em Coloane.

Cada exibição tem oito minutos, e serão apresentados por equipas locais, mas também vindas de fora, como é o caso das equipas de Seul, Coreia do Sul, e Wuhan, China, ambas integradas nas Cidades Criativas da UNESCO em Design.

Os espetáculos de vídeo mapping na Praça do Centro de Ciência de Macau e no Largo dos Bombeiros, na Taipa, têm lugar diariamente entre as 19h00 e as 21h30, com projeção a cada 30 minutos.

Na Igreja de São Francisco Xavier, em Coloane, o vídeo mapping estará presente até 30 de dezembro de 2023, entre as 20h30 e as 21h30 (não haverá espetáculos nos dias 24 e 31 de dezembro, devido a atividades na igreja), e entre 1 de janeiro e 25 de fevereiro de 2024, entre as 21h00 e as 21h30, de 15 em 15 minutos.

Participe e ganhe prémios

Há vários prémios e sorteios nos quais pode participar e, quem sabe, vencer.

Se tirar fotografias nos locais das atividades e colocar as hashtags #2023幻彩耀濠江, #lightupmacao2023, ou #ilumninarmacau2023 nas redes sociais, e reunir 20 “likes”, pode ganhar prémios nos postos de informações do evento.

Além disso, pode ganhar um suporte de telemóvel. Basta fazer o levantamento gratuito dos bilhetes postais nos postos de informações e reunir os carimbos dos diferentes locais de exibição. Mediante a reunião desses carimbos, poderá igualmente participar num “grande sorteio”, informa a Direcção dos Serviços de Turismo (DST). Porém, há um número limitado de ofertas, pelo que deve participar o mais cedo possível, antes que esgotem.

Outro “grande sorteio” está à sua espera na página eletrónica do Iluminar Macau 2023  – onde também tem todas as informações sobre o evento. Terá de terminar o jogo online “Em Busca do Passeio Deslumbrante” e preencher um inquérito. No fim, será automaticamente qualificado para o sorteio.

Interação constante

Iluminar Macau 2023

“Flashing Accelerator”, na Zona Norte. A instalação interativa de luz faz parte da iniciativa Iluminar Macau 2023. (Créditos: Direcção dos Serviços de Turismo)

A DST também lançou um mini-programa na “Zona Interactiva da DST” do seu WeChat, com informações sobre o tema, o roteiro e o programa do Iluminar Macau 2023.

Vários jogos interativos serão lançados sucessivamente, incluindo a “Minha Memória Colorida”, “Brilho com Macau”, “Porta Arbitrária Sinfónica”.

A entrada no mini-programa permite-lhe estar a par de todas as iniciativas durante estes quase três meses de atividades, participando tanto de forma presencial como online.

Atividades extra complementam o evento

Iluminar Macau 2023

O “Arraial na Ervanários 2023” é uma das atividades que cruza com o Iluminar Macau 2023. (Créditos: Direcção dos Serviços de Turismo)

Aproveitando a realização do Iluminar Macau 2023, a DST está a apoiar associações no lançamento de atividades inovadoras de extensão, incluindo “LightUp! F’Art for U”, “Iluminar o Paraíso de Gelo e Neve” e “Luminescent Night at Travessa do Armazém Velho 2023”.

Por outro lado, durante o mesmo período, decorrem a “Creative Camp Marketplace” e “Colourful Christmas Carnival Coloane Winter Craftsman Market”, permitindo aos residentes e visitantes explorarem os elementos do “turismo +” únicos das diversas zonas de Macau.

Postos de informação Iluminar Macau 2023

Iluminar Macau 2023

 

 

 

 

 

 

 

A DST instalou sete postos de informação na cidade – um em cada zona. Aqui poderá pedir informação adicional sobre o evento, bem como redimir prémios. Pode encontrá-los em:

Zona Central – Pátio frontal do Sofitel

Barra – Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior

Praia Grande – Clube de Canoagem Baia do Mar

NAPE – Parque Dr. Carlos d’Assumpção

Zona Norte – Zona de Lazer da Rua do General Ivens Ferraz

Taipa – Largo de Camões

Cotai – Largo Eduardo Marques

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!