Início Macau Linha do metro entre Taipa e Barra começa operações a 8 de dezembro

Linha do metro entre Taipa e Barra começa operações a 8 de dezembro

O serviço da linha da Taipa do Metro Ligeiro de Macau será estendido até à Estação da Barra a partir do dia 8 de dezembro de 2023.

Nelson Moura

Segundo um comunicado da Sociedade do Metro Ligeiro de Macau, todos os testes dos metros ligeiros da extensão da Linha da Taipa até à Estação da Barra foram concluídos com sucesso e a primeira viagem entre a nova estação em direção ao Terminal Marítimo da Taipa terá lugar às 6:30 da manhã.

Com a primeira ligação do metro ligeiro entre a Ilha da Taipa e a Península de Macau, o preço das tarifas de metro será também ajustado de maneira a ‘se articular com a extensão da rede de traçado do metro ligeiro e o aumento do número de estações no futuro’, indicou a companhia.

Desse modo, o preço de viagem entre 10 a 12 estações será de 12 patacas para um bilhete simples, com os descontos no valor das tarifas para grupos de pessoas específicos a manter-se.

As viagens de metro são gratuitas para crianças com altura inferior a um metro, titulares do Passe do Metro Ligeiro ou do Cartão Macau Pass para idosos, ou para pessoas portadoras de deficiência.

Mantêm-se também bilhetes com desconto especial para crianças com idade inferior a 12 anos, idosos com 65 ou mais anos de idade, ou pessoas portadoras de deficiência que não possuam o Passe do Metro Ligeiro ou o cartão Macau Pass.

As viagens de metro são gratuitas para crianças com altura inferior a um metro, titulares do Passe do Metro Ligeiro ou do Cartão Macau Pass para idosos, ou para pessoas portadoras de deficiência.

A conclusão de dois outros projetos de expansão curso da linha do metro – a linha de Seac Pai Van, de 1,6 quilómetros, e a linha de extensão de Hengqin, de 2,2 quilómetros – está agendada para fevereiro do próximo ano, com a construção da Linha Este entre o Terminal Marítimo e a Zona A já em andamento e com fim previsto para 2028.

O número médio de passageiros por dia da Linha da Taipa do Metro Ligeiro atingiu os 6.800 em outubro de 2023, com o maior volume de passageiros este ano registado em agosto, cerca de 9.150.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!