Início » Instituições académicas sobem nos rankings internacionais

Instituições académicas sobem nos rankings internacionais

Foram divulgados recentemente vários rankings internacionais para instituições de ensino superior, com as universidades locais a subir na classificação ou até mesmo a figurar entre as melhores do mundo.

Segundo o reputado ranking da Quacquarelli Symonds (QS), a Universidade de Macau subiu para a 254.ª posição a nível internacional e 57.ª posição entre as universidades asiáticas.

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) subiu para a 505.ª posição global e para a 134.ª posição na Ásia.
No “Times Higher Education World University Rankings”, a Universidade de Macau obteve o melhor resultado dos últimos anos entre todas as universidades locais, tendo assegurado a 193.ª posição entre as 200 melhores universidades do mundo. Já a MUST ficou classificada entre a 251.ª e a 300.ª posição a nível global.

A organização também divulgou o ranking de ‘Impacto Universitário’, onde a Universidade Politécnica de Macau (MPU) ficou entre a 101.ª e a 200.ª posição a nível internacional nos índices de ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ e ‘Emprego e Crescimento Económico’. Entretanto, a MUST ficou também classificada entre a 101.ª e a 200.ª posição no índice de ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’, com a Universidade de São José (USJ) colocada entre a 301.ª e a 400.ª posição no índice de ‘Educação de Qualidade’.

Melhor desempenho por disciplina

Além das classificações mencionadas, as universidades locais foram também incluídas em várias classificações criadas para diferentes disciplinas.

O Instituto de Formação Turística (IFT) foi considerado o 10.º melhor do mundo e o 1.º na Ásia na classificação de Gestão de Hospitalidade e Lazer da QS, o melhor resultado obtido por uma instituição de ensino local em classificações internacionais desta categoria.

Nas classificações por disciplina divulgadas por outras organizações, a UM, o IFT, a MUST, e a City University de Macau, entre outras, foram todas incluídas entre as 100 melhores do mundo em disciplinas como turismo e gestão de lazer, engenharia e ciências da computação. As instituições locais também obtiveram resultados positivos em disciplinas como educação, engenharia de comunicações, ciência de materiais, nanociências e farmacêutica.

Os critérios de avaliação adotados por cada classificação são diferentes, abrangendo uma série de fatores, como desempenho académico, pesquisa, internacionalização, e objetivos realizados no desenvolvimento das universidades.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!