Início » Bolsa de Valores de Hong Kong adia abertura devido ao tufão Koinu

Bolsa de Valores de Hong Kong adia abertura devido ao tufão Koinu

A Bolsa de Valores de Hong Kong anunciou o adiamento da abertura da sessão de hoje, devido à passagem do tufão Koinu pelo sul da China, que colocou o território sob alerta

Num comunicado, o operador da bolsa recordou que o Observatório Meteorológico de Hong Kong (HKO, na sigla em inglês) emitiu um alerta de tempestade de nível 8, o terceiro mais elevado na região administrativa especial chinesa.

A escala de alerta de tufão é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade dos ventos.

A sessão da Bolsa de Valores de Hong Kong deverá ser retomada depois do meio-dia, uma vez que o HKO anunciou que irá baixar o nível de alerta de tempestade de 8 para 3 às 11:40.

A região vizinha de Macau declarou às 10:00 o fim de estado de prevenção imediata e baixou o nível de alerta de tempestade de 8 para 3, depois da passagem do tufão Koinu.

O tufão causou dois feridos em Macau, com a proteção civil local a reportar 13 utentes que procuraram abrigo em centros de acolhimento de emergência.

A tempestade tropical Koinu, que significa “cachorro” em japonês, fez um morto em Taiwan, onde se fizeram sentir os ventos mais fortes alguma vez registados na ilha.

O índice de referência da Bolsa de Valores de Hong Kong, o Hang Seng, fechou a sessão de sexta-feira com uma subida de 1,58 por cento, numa sessão em que os valores financeiros tiveram maior destaque.

O índice somou 272,11 pontos, atingindo 17.485,98, enquanto o índice que mede o comportamento das empresas da China continental cotadas na bolsa de Hong Kong, o Hang Seng China Enterprises, subiu 1,47 por cento.

Plataforma com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!