Início » Junta militar no Níger prende ministros de governo destituído após golpe

Junta militar no Níger prende ministros de governo destituído após golpe

Folha de S.Paulo

Ações aumentam turbulência no país africano; golpistas acusam possibilidade de intervenção da França

A junta militar que tomou o poder no Níger prendeu nesta segunda-feira (31) um dirigente e dois ministros do governo destituído, aprofundando assim o golpe militar que derrubou o presidente Mohamed Bazoum na semana passada sob a alegação de que a segurança do país africano estava comprometida.

Os ministros Sani Mahamadou (Petróleo) e Ousseini Hadizatou (Mineração) foram detidos em condições não esclarecidas, segundo o Partido para a Democracia e Socialismo do Níger (PNDS, na sigla em francês), de Bazoum. O ex-presidente da legenda Foumakoye Gado também foi capturado pelos golpistas.

As prisões aumentam a tensão no país africano, em ebulição após manifestações violentas, imposição de sanções internacionais e ameaças de intervenção militar externa. Em nota, o partido de Bazoum instou a população a proteger a democracia e disse que as detenções confirmam a natureza “repressiva e ditatorial” da junta militar. Segundo a legenda, outros dois ministros (Interior e Transportes) e um deputado já haviam sido detidos pelos golpistas. As acusações contra eles tampouco foram divulgadas.

As prisões foram anunciadas um dia após o líder do Chade, Mahamat Idriss Deby, chegar ao Níger para tentar mediar um diálogo entre os militares e o governo deposto. No domingo (30), ele postou o que seriam as primeiras imagens de Bazoum após golpe —acredita-se que o presidente esteja confinado no palácio presidencial. Nas fotos, o nigerense aparece sorrindo e aparentemente sem ferimentos.

As Forças Armadas declararam na quinta (27) apoio ao golpe de Estado que derrubou Bazoum, diminuindo as chances de que o presidente eleito democraticamente retome o poder. A União Africana, a ONU, a União Europeia e outras potências globais condenaram os militares.

 Leia mais em: Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!