Início » Em 1 ano, Trump desce ao inferno para reacender como favorito para 2024

Em 1 ano, Trump desce ao inferno para reacender como favorito para 2024

Folha de S.Paulo

Ex-presidente tem apoio amplo em todo o eleitorado republicano, mostra pesquisa do New York Times

Até que Donald Trump fosse a uma rede social avisar, pouco se sabia das investigações federais que enfrentava. “Meu lindo lar, Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, está atualmente sitiado, invadido e ocupado por um grande grupo de agentes do FBI”, escreveu ele no começo de agosto de 2022. Acuado, enfrentava uma operação policial e era alvo de apurações na Justiça e no Congresso.

Com resistência até dentro do Partido Republicano, que antes dominava, Trump enfrentou forte revés nas eleições legislativas de meio de mandato. Foi acusado de ser o responsável pelas derrotas que resultaram na maioria conquistada pelos democratas no Senado e no controle republicano frágil na Câmara.

Candidatos trumpistas também perderam disputas para o governo em estados-chave como Michigan e Pensilvânia, e fatia importante da legenda chegou a recomendar que ele não se candidatasse à reeleição.

Apontando o dedo de volta aos seus acusadores, Trump parecia derrotado e com poucas chances de voltar à Casa Branca, sobretudo diante de candidatos fortes como o então poderoso governador da Flórida, Ron DeSantis, reeleito no estado com força e descrito como o futuro do Partido Republicano. Em janeiro, chegou a aparecer em pesquisas a apenas 2 pontos percentuais de distância de DeSantis.

 Leia mais em: Folha de S.Paulo

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!