Início » Deputado Ron Lam critica adjudicação de nova Estátua de Kun Iam em Hac Sá

Deputado Ron Lam critica adjudicação de nova Estátua de Kun Iam em Hac Sá

O Governo da RAEM planeia utilizar um total de 10 hectares em terrenos não utilizados junto à Praia de Hac Sá e área circundante para desenvolver um novo parque de atividades juvenis.

A nova área de lazer deve revitalizar a plataforma do labirinto redondo junto ao Reservatório de Hac Sá, transformando-o num miradouro onde uma estátua de Kun Iam com 28 metros de altura e orçamentada em 42 milhões de patacas, seria construída.

A adjudicação para a construção da escultura já foi atribuída em abril. Depois do anúncio, o deputado da Assembleia Legislativa, Ron Lam, indicou estar muito cético em relação à “abordagem precoce” do Governo construir a estátua, considerando que o projeto não conta com o apoio geral dos residentes.

O deputado descreveu também o ‘Campo de Aventuras Juvenis da Praia de Hac Sá – cujo orçamento total aumentou significativamente de 229 milhões de patacas para 1.6 mil milhões de patacas – como um projeto “totalmente desprovido de disciplina financeira”.

A construção da estátua de Kun Iam não deve continuar

Lam questionou também a razão para a estátua ser construída no Reservatório de Hac Sá, considerando que já existe uma estátua de Kun Iam na Península de Macau e outra de A-Má no Alto de Coloane.

O deputado afirmou ainda não ter recebido uma justificação válida para o projeto por parte de algum membro do Governo, declarando-se surpreendido com o comentário de um oficial, que se referiu ao jardim de girassóis e relva no reservatório, como um “monte de ervas”.

“Lembro-me de outros departamentos terem elogiando esse espaço como uma atração turística, e consigo ver muitos turistas a recomendar o labirinto na [rede social] Xiaohongshu”, indicou.

Atualmente, o jardim em labirinto e a grande árvore no centro do Reservatório de Hac Sá em Coloane foram removidos, e os trabalhos relacionados com os projetos anunciados já começaram.

Lam afirmou que o reservatório sempre foi popular entre os residentes e que não consegue imaginar que estes venham a apoiar estas alterações, concluindo que a construção da estátua de Kun Iam não deveria prosseguir.

“O feedback que recebemos por parte dos residentes é de muito ceticismo relativamente à estátua, e em particular a esta abordagem apressada do Governo”, destacou.

O deputado também questionou a decisão do Governo de anunciar ao mesmo tempo um novo parque desportivo público no antigo Canídromo, descrevendo-o como uma tentativa deliberada de “misturar as coisas”.

“Se não tivéssemos recebido o feedback dos residentes [antes da conferência de imprensa], não saberíamos nada sequer sobre este [projeto do Reservatório de Hac Sá]”.

Lam acredita que o incidente reflete que a emenda ao Regime de Aquisição de Bens e Serviços apenas aumentou a quantidade de isenções de concurso público, sem alterações simultâneas no sistema de supervisão.

O representante público considera que a abertura e transparência por parte das autoridades, antes e depois do evento, falhou totalmente, e exigiu que o Governo apresente alterações relevantes ao Regime de Aquisição de Bens e Serviços ainda este ano.

Sem disciplina financeira

Lam acrescentou que, de acordo com o Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração (PIDDA) recebido pelos membros da Assembleia Legislativa, o orçamento total para o “Campo de Aventuras Juvenis da Praia de Hac Sá” do IAM para o período entre 2021 a 2024 era de 229 milhões de patacas.

No entanto, o Governo anunciou agora que o orçamento total para o projeto aumentou mais de sete vezes para 1,6 bilhões de patacas.

“Este é um multiplicador que não foi explicado ao público de forma alguma, e é também um multiplicador que considero muito chocante, surpreendente e inaceitável”, nota.

Além disso, realçou não existir nenhuma menção do projeto do Reservatório de Hac Sá no PIDDA.

“Não há absolutamente nenhuma disciplina financeira em todo o processo”.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!