Início » Petição quer restringir uso de telemóveis no recreio escolar

Petição quer restringir uso de telemóveis no recreio escolar

Uma petição que apela à restrição do uso de telemóveis nas escolas, como forma de preservar a brincadeira entre crianças no recreio, está próxima das 6.500 assinaturas. Se chegar às 10 mil, será discutida pela Assembleia da República.

A ideia nasceu de um grupo de mães e pais da região de Lisboa e foi ganhando forma. Primeiro em discussões de pequeno grupo, depois sustentada por vários artigos e opiniões de especialistas.

A petição “Viver o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!” circula on-line desde meados de maio e começa por pedir a revisão do atual estatuto do aluno, quanto ao uso de telemóveis e smartphones nas escolas, a partir do 2º ciclo, em prol da socialização das crianças nos recreios. “Para que socializem, conversem cara-a-cara e brinquem. Para que os casos de cyberbulling, e contacto com conteúdos impróprios para a sua idade, diminuam. Numa altura em que vários países e algumas escolas em Portugal já avançaram com a tomada de decisão de proibir a utilização de telemóveis nas escolas, quer em espaços letivos, como em espaços não letivos, os cidadãos abaixo assinados apelam ao debate, com a finalidade de se rever o atual estatuto do aluno, onde nos parece faltar sensibilidade e coerência sobre o tema”, sublinha este grupo de pais que, por agora, preferem manter o anonimato. A primeira subscritora desta petição, uma mãe preocupada com o uso abusivo dos telemóveis, sobretudo numa altura em que a filha passará a frequentar o segundo ciclo, acredita que já foi alcançado um dos objetivos desta iniciativa: colocar o assunto na ordem do dia, provocar o debate, sensibilizar todos para a questão.

“Na transição do 4º ano do 1º ciclo, para o 5º ano, do 2º ciclo (9 /10 anos), as crianças ainda precisam de brincar, querem correr e jogar à bola no recreio. Ao brincar, junta-se a questão da integração. Esta é uma fase em que a maioria das crianças irá para uma escola nova, vai ter muitos professores e todo um mundo novo para descobrir. É nesta fase de mudança que se reforçam e criam novos laços de amizade, tão importantes na criação de relações de confiança entre pares. Deve ser prioridade estimular e fomentar a interação verdadeira, cara-a-cara, para que as crianças possam demonstrar as suas emoções através de expressões faciais e não através de um ecrã. Consideramos que permitir a utilização de telemóveis nos recreios está a alterar os padrões de socialização das crianças e a sua integração de forma saudável”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!