A imprensa italiana já tinha publicado que o Papa revelara, ao fim da manhã, “dificuldades respiratórias” e tinha sido transportado de ambulância para o hospital. Por seu lado, o diário “Corriere della Sera” noticiou que o Papa fora hospitalizado devido a “problemas cardíacos e dificuldades respiratórias”, mas acrescentava que a situação “não é preocupante”. Já “Il Messaggero” indicou que, após a sua tradicional audiência das quartas-feiras, Francisco apresentou dificuldades respiratórias “consideradas alarmantes pelos médicos do Vaticano”.
Contudo, a mais recente informação, fornecida pela agência de notícias italiana ANSA, refere que Francisco não tem qualquer problema cardíaco, que todos os exames marcados – que hoje concluiu – estavam relacionados com o aparelho respiratório e que o seu estado de saúde não inspira preocupação. Expressando alívio, o seu gabinete já tinha divulgado que Francisco tinha feito uma Tomografia Axial Computorizada (TAC) ao tórax cujo resultado não se revelou preocupante.
O líder da Igreja Católica vai passar pelo menos esta noite no hospital Agostino Gemelli, encontrando-se a sua equipa de seguranças já no décimo piso, reservado para os Papas. Fontes médicas precisaram que os níveis de oxigénio no sangue do Papa estão bem e que este fez os exames necessários para excluir problemas de saúde mais graves.
Leia mais em Jornal de Notícias
Este artigo está disponível em: English