Início Opinião Desenvolvimento de espetáculos residentes nos resorts integrados de Macau

Desenvolvimento de espetáculos residentes nos resorts integrados de Macau

Cherry Hong NingweiCherry Hong Ningwei*

Depois de Macau e o interior da China terem removido as restrições em vigor nas suas fronteiras a 8 de janeiro de 2023, o turismo em Macau começou a aumentar significativamente.

Simultaneamente, as autoridades de turismo de Macau promoveram vários eventos e incentivos para atrair turistas, com o número de visitantes diários na cidade a superar mais de 50 mil – um valor recorde desde o início da pandemia.

Como em qualquer cidade turística, o desafio está em criar razões para os nossos visitantes ficarem mais tempo e gastarem mais. Eventos e entretenimento são comummente utilizados para este propósito e são o alvo deste estudo.

Nos últimos anos, e particularmente com o novo concurso público e a emissão das novas concessões de jogo, as autoridades de Macau têm realçado a importância do desenvolvimento de produtos e ofertas turísticas diversificadas. Enquanto a poeira assentava na nova ronda de candidaturas a licenças de jogo efetuada no final do ano passado, o Governo de Macau revelou o nível esperado de investimento em elementos não jogo das seis concessionárias – cerca de 90 por cento do seu investimento total.

Todas as seis concessionárias confirmaram também que vão aumentar o seu investimento em entretenimento e espetáculos. Este estudo examinou a atratividade dos espetáculos oferecidos pelos resorts integrados de Macau para turistas chineses do Continente.

De acordo com estudos anteriores, o impacto de espetáculos residentes em resorts integrados é significativo em muitas vertentes: organizar eventos de entretenimento em hotéis produz receita com a venda de bilhetes; aumenta a atratividade do resort, e prolonga o tempo de permanência dos visitantes nos hotéis, restaurantes e em todo o espaço do resort.

Este impacto não se verifica só na propriedade, mas na cidade em geral. Pequenas empresas podem envolver-se atraindo e mantendo turistas, enquanto geram vendas e receitas adicionais.

Além disso, entretenimento e espetáculos são excelentes ferramentas de marketing para promover Macau na China continental.

Até agora, Macau não ofereceu a mesma profundidade e amplitude de produtos turísticos não relacionados ao jogo que Las Vegas oferece.

Nos últimos anos, os espetáculos residentes realizados nos resorts integrados de Macau foram encerrados devido à quebra na venda de bilhetes e pandemia. Uma característica da produção de espetáculos residentes é que o operador do resort integrado pode estar interessado em desenvolver ‘shows’ temporários em vez de permanentes, pois o público tem maior probabilidade de se adaptar rapidamente a coisas novas e prefere mudanças frequentes no entretenimento.

Um exemplo no Cotai Strip era o espetáculo residente produzido por Franco Dragone, House of Dancing Water, no City of Dreams (COD), que se tornou no espetáculo residente com maior longevidade em Macau. O espetáculo atraiu 5 milhões de espetadores desde a sua estreia em 2010 e ganhou uma reputação internacional considerável, assegurando a reputação do COD como um resort icónico de Macau.

O espetáculo foi suspenso em 2020, com o diretor executivo da Melco Resorts and Entertainment Ltd, Lawrence Ho, a anunciar que seria retomado no final de 2024, após algumas alterações.

Na verdade, Ho também revelou que a Melco planeia apresentar vários espetáculos residentes com cantores pop de Hong Kong, incluindo Aaron Kwok, Leon Lai e Joey Yung, com cerca 90 eventos deste género planeados entre 2023 e 2025.

Com isto é possível verificar que a renovação das concessões de jogo originaram um interesse renovado no desenvolvimento de espetáculos.

No entanto, que respostas táticas e alterações seriam exigidas por esta nova estratégia de entretenimentos em Macau em 2023, além de expandir o seu apelo para visitantes da China continental?

Uma das estratégias tem sido a melhoria da infraestrutura e do ambiente físico desses espetáculos, fatores que geram fortes impressões na satisfação dos espetadores.
Outra característica do desenvolvimento dos espetáculos residentes em Macau tem sido a comercialização de serviços e a fidelização dos clientes através de cartões de sócio e descontos. Dado que os chineses do Continente são o principal mercado turístico de Macau, o foco continua a ser o desenvolvimento destes shows e performances ao vivo atrairem a atenção deste público.

Agora pode ser um bom momento, por exemplo, para apresentar programas de entretenimento mais diversificados, como espetáculos de stand-up ou teatro imersivo, formas de entretenimento ao vivo que têm vindo a crescer rapidamente em popularidade entre o público chinês mais jovem.

A série de competição de comédia ‘Rock & Roast’, que começou em 2017, rapidamente se tornou um dos reality shows mais populares da China. A isto seguiu-se uma explosão no número de shows de stand-up e teatro, principalmente em cidades de nível 1, como Pequim e Xangai. Ao mesmo tempo, o teatro imersivo – um conceito originalmente criado no Reino Unido – começou a crescer em popularidade entre o público millennial e Gen Z chinês.

Em 2016, a peça de teatro imersiva “Sleep No More” chegou a Xangai com grande sucesso, tornando-se o segundo espetáculo há mais tempo em cartaz na cidade e com fãs a participar na peça por mais do que uma vez.

Como este tipo de espetáculos decorre geralmente à noite e dura algumas horas, tratar-se-ia de uma forma de entretenimento que poderia prolongar o tempo de permanência de turistas em Macau, gerando visitas repetidas e marketing boca a boca.

Opinião escrita no âmbito do evento 4th Mastering Cotai, patrocinado pela Sands e organizada pela Faculdade de Gestão de Empresas da Universidade de Macau a 9 de novembro.

*Aluna, MSc; **Professor Orientador

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!