Ajustar a prevenção pandémica de acordo com as políticas nacionais - Plataforma Media

Ajustar a prevenção pandémica de acordo com as políticas nacionais

A epidemia dura há três anos e, graças à mobilização executiva da RAEM, juntamente com vários departamentos e agências, bem como a dedicação e devoção de todos os servidores públicos e funcionários que trabalham na linha de frente de prevenção, a saúde, vida e propriedade de todos os residentes de Macau foram protegidas.

Recentemente, Zhang Boli, membro da Academia Chinesa de Engenharia, salientou que com a variação contínua do Covid-19, o poder patogénico está a enfraquecer gradualmente. O perito reforçou ainda que as medidas correntes devem ser ajustadas de maneira oportuna e ordenada, mantendo a estabilidade.

O Executivo deve continuar a seguir a política de prevenção da pandemia, acompanhando a progressão do país em tempo útil. Em particular, deve ser considerada a redução gradual do uso do código de saúde e o relaxamento gradual do requisito de ácido nucleico para a passagem da fronteira para uma semana. Isto iria permitir que residentes e estudantes locais com resultado negativo, que regressem através de Hong Kong ou do estrangeiro, sejam colocados em quarentena domiciliária.

Apoiar a sobrevivência e o desenvolvimento das indústrias principais

Nas Linhas de Acção Governativa de 2023, propõe-se “impulsionar a economia, promover a diversidade e aliviar as dificuldades das pessoas”.

As autoridades governamentais apontam explicitamente que o principal objetivo seria promover a recuperação e a diversificação económica, propondo-se uma estratégia “1+4” para o desenvolvimento diversificado e regime tributário.

Estas indicações são prova da determinação executiva em eliminar o desequilíbrio na estrutura industrial. Todavia, como diz o ditado, “Roma não foi construída num dia”. Isto implica que as quatro novas indústrias não irão sofrer uma expansão acelerada e precoce, pois qualquer ofício precisa de tempo e solo fértil para se desenvolver.

No entanto, as indústrias líderes ainda se encontram num estado de extrema instabilidade e incerteza, incluindo a do jogo e do turismo, o setor financeiro e industrial, que têm dezenas de milhares de postos de trabalho e sustentam milhares de famílias.

Desta forma, é imperativo que o Governo apoie ativamente a sobrevivência e o desenvolvimento das principais indústrias da cidade, que são a chave para a redução da taxa de desemprego.

Implementação a curto, médio e longo prazo

Por outro lado, foi ainda projetado, por parte do Executivo, que as receitas fiscais alcançassem os 130 mil milhões de dólares. Atingir esta meta e continuar a apoiar as enormes despesas locais irá depender da capacidade governamental de fazer bons planos a curto, médio e longo prazo.

Por isso, exorto o Governo a estabilizar primeiro a situação atual e a focar-se na arrecadação fiscal a curto prazo, de maneira a estabilizar as bases económicas. A única maneira de uma pessoa seguir em frente é manter-se firmemente de pé. A médio prazo, o Governo deve planear e aproveitar os terrenos baldios para atrair investimentos e alargar o leque económico, para que a longo prazo se estabeleçam bases sólidas para as novas quatro indústrias.

*Deputada da Assembleia Legislativa de Macau/Aliança de Sustento e Economia de Macau

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
MacauSociedade

Família impedida de se despedir de ente falecido

Eleitos

Aprender com as lições do caos pandémico

ChinaMacau

COVID-19: Macau regista 6 casos de infecção e uma vítima mortal

MacauSociedade

Hospital Kiang Wu sem camas para doentes com Covid-19 em Macau

Assine nossa Newsletter