Início » Polónia confirma que morte de duas pessoas foi provocada por “míssil de fabrico russo”

Polónia confirma que morte de duas pessoas foi provocada por “míssil de fabrico russo”

TSF

O ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia confirmou esta terça-feira que o incidente que provocou duas mortes em Przewodów, uma aldeia próxima da fronteira do país com a Ucrânia foi provocado por um “míssil de fabrico russo”.

Numa nota divulgada esta noite, pode ler-se que “às 15h40, na aldeia de Przewodów”, a queda de um “míssil de fabrico russo matou dois cidadãos da República da Polónia”.

“Na sequência deste evento, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Prof. Zbigniew Rau, convocou o embaixador da Federação Russa e exigiu explicações detalhadas imediatas”, divulgam também os polacos.

Na nota de imprensa o governo polaco salienta ainda que “em 15 de novembro (…) um ataque em massa contra todo o território da Ucrânia e a sua infraestrutura principal pelas Forças Armadas da Federação Russa foi observado durante muitas horas”.

No final da tarde de terça-feira, um alto funcionário dos serviços de informações dos Estados Unidos disse que mísseis russos caíram na Polónia.

Após estes relatos, o Governo polaco aumentou “o nível de alerta de algumas unidades militares” após uma reunião de emergência da Comissão de Segurança Nacional da Polónia.

O responsável pelo Conselho de Segurança Nacional, Jacek Siewiera, adiantou, por sua vez, que o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, manteve uma conversa sobre esta questão com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, para analisar “as condições de utilização do artigo 4.º” da Aliança Atlântica.

Este artigo da NATO refere que os membros “se consultarão quando, na opinião de qualquer um destes, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”.

Leia mais em: TSF

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!