Início » Guterres diz que Haiti atravessa “situação de pesadelo”

Guterres diz que Haiti atravessa “situação de pesadelo”

Lusa

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou ontem para uma “situação de pesadelo” no Haiti e voltou a apelar no Conselho de Segurança ao envio de uma força militar internacional para enfrentar a crise humanitária

Em simultâneo, na capital Port-au-Prince e em outras regiões do país, centenas de haitianos saíram às ruas para protestar contra o envio de uma força militar dos Estados Unidos e Canadá justificada pelo aumento da insegurança e a atividade de grupos armados.

“A situação é absolutamente dramática. O porto está bloqueado pelos ‘gangs’ que não deixam sair o combustível (…). Sem combustível, não há água. E haverá cólera”, cujo tratamento necessita de uma boa hidratação, declarou Guterres perante os ‘media’.

“É uma situação de verdadeiro pesadelo para a população do Haiti, principalmente em Port-au-Prince”.

O terminal petrolífero de Varreux, o mais importante do país, está bloqueado por grupos armados desde meados de setembro, paralisando todo o país.

Neste contexto, Guterres apelou recentemente numa carta dirigida ao Conselho de Segurança que “examine com urgência o pedido do Governo haitiano de deslocar sem demora uma força armada especializada internacional para enfrentar a crise humanitária”.

O Conselho de Segurança da ONU deve debater esta tarde (hora de Nova Iorque) a situação no país caribenho.

Centenas de manifestantes iniciaram entretanto protestos por toda a ilha, em particular na capital, contra o envio de forças militares norte-americanas e canadianas.

Os manifestantes, convocados pelo partido Pitit Desalin, concentraram-se no Campo de Marte, o maior jardim da capital, para depois se dirigirem ao aeroporto, segundo indicou o portal noticioso Gazette Haiti.

Entre barricadas e gritos de protesto, pediram a demissão do primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, pela “intervenção” de forças armadas estrangeiras, pelo elevado custo de vida e as graves condições económicas.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website