Início » Truss quer tirar britânicos da tempestade com diversidade no gabinete

Truss quer tirar britânicos da tempestade com diversidade no gabinete

César Avó

A nova primeira-ministra elencou as três prioridades do Executivo e nomeou a equipa, a mais diversa de sempre. E também marcadamente de direita.

Chegada da Escócia, onde foi indigitada pela rainha Isabel II, Liz Truss andou às voltas pelas ruas de Londres de automóvel enquanto um aguaceiro deixava a sua equipa e apoiantes ensopados e ameaçava impedir que o discurso aos britânicos tivesse lugar na rua. A chuva parou e pouco depois a nova primeira-ministra chegou a Downing Street, onde, num breve discurso, traçou as três prioridades do seu governo. Mais tarde chamou os governantes em funções e os novos e, das nomeações, saiu a equipa de topo mais diversa na história britânica.

Liz Truss - e o marido Hugh O"Leary - à entrada do Número 10 de Downing Street, pela primeira vez na
Leia também: Liz Truss e Joe Biden concordam em proteger a paz na Irlanda do Norte

Se a audiência no castelo de Balmoral durou meia hora – a 15.ª chefe de governo do reinado de Isabel II -, o discurso aos britânicos não chegou a cinco minutos. Depois de ter deixado o cumprimento da ordem ao antecessor ao dizer que “foi extremamente relevante”, Truss falou do que, no fundo, o governo de Boris Johnson não foi capaz de resolver, deixando o país à beira da recessão e com todos os indicadores económicos no vermelho. A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros prometeu ação desde o primeiro minuto para lidar com os problemas do país e “ultrapassar a tempestade”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!