Início » Nada será como dantes

Nada será como dantes

Paulo RegoPaulo Rego*

Os números são crus – e definitivos. A receita bruta do jogo cairá este ano 35% em relação ao ano passado – cinco vezes menos que o patamar de alegria em 2019. A largos anos luz daqueles dourados da liberalização. A questão já nem é saber em que patamar pode a indústria estabilizar. A operação, como ela está – e estará, já nem sequer é rentável. Ou seja, o investimento estrangeiro ainda vai a jogo neste próximo concurso; mas vai virar costas a Macau.

No fundo, a crise pandémica apenas acelera a estratégia de Pequim. O Partido Comunista não gosta de jogo e vive bem com o seu fim. O boom da construção na China também acabou e o mundo junket – passador de divisas – já não tem fonte de financiamento nem licença para operar. Quando a Sun City, maior pilar do sistema, caiu como um castelo de areia, o recado que ninguém queria ouvir ecoou com estrondo. Por um lado, a dimensão da crise em Macau é um grão de areia no plano diretor chinês; por outro, está há muito anunciado que o jogo será em breve residual – lá para 2030. Os sinais são muitos e cada vez mais vincados.

Nada disto depende hoje em dia da influência do poder local; do racional empresarial ou da circunstância de Macau. O rio segue o seu curso e o destino é o Delta das Pérolas. A História abre um canal complementar para o exterior, via Lusofonia. Entretanto, o turismo de negócios e de lazer terá de preencher a estrutura que o jogo ergueu.

Tudo é sempre discutível – e deve ser. Mas pensar que qualquer tese genial, análise visionária ou força económica mudará este fluxo é ver mal o caráter do tempo. Macau nem sequer sabe contestar, o que até lhe garante um certo estado de graça. O problema é não ser ágil nem competente. Adapta-se, mas não sabe realmente agir. Falta-lhe a competência da modernidade. Vai levar com a tempestade, e nem sequer antevê a bonança.

*Diretor-Geral do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website