Início » Maestro ucraniano dirige obras de compositores russos

Maestro ucraniano dirige obras de compositores russos

Rui Dias

Maestro ucraniano dirige obras de compositores russos. O Guimarães Allegro procura chamar a atenção para a cultura de cancelamento e para a ameaça “aos valores e liberdades que tomamos por garantidas”.

A sétima edição do festival de música erudita acontece entre 14 e 16 de julho. O concerto de abertura será composto por obras de compositores russos e dirigido por um maestro ucraniano.

A Orquestra de Guimarães abre o festival no Paço dos Duques

A Orquestra de Guimarães vai abrir o festival, no dia 14, às 22 horas, no Paço dos Duques de Bragança. Na batuta estará o maestro ucraniano Maxim Rysanov. Vai ser interpretada “Romeu e Julieta” de Tchaikovsky, baseada na obra homónima de William Shakespeare e os “Quadros de uma exposição”, de Mussorgsky. A organização lembra os “tempos conturbados” que atravessamos e sublinha que esta é “uma verdadeira demonstração do poder universal da música”.

Leia também: Marcelo no Brasil divide-se entre cultura e política

Os 12 concertos do Guimarães Allegro vão-se distribuir, como já é habitual, por vários monumentos, ruas e jardins da cidade Berço. Na sexta-feira, é o momento para os jovens solistas do conservatório da cidade mostrarem o seu talento, no Paço dos Duques, às 19 horas. Ainda neste segundo dia, o Quartetto de Cordas de Guimarães apresenta-se com soprano Wioletta Hebrowska-Klein, no renovado espaço exterior do Teatro Jordão, às 22 horas, num programa inteiramente composto por árias de ópera.

Leia mais em: Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!