Início » Guiné-Bissau pretende vacinar mais de 340.000 crianças

Guiné-Bissau pretende vacinar mais de 340.000 crianças

“Deixo aqui um vibrante apelo à população para uma conduta de adesão à campanha nacional de vacinação. Apelo a todos as mães para vacinarem as suas crianças”, disse o vice-primeiro-ministro guineense, Soares Sambu, no lançamento da campanha.

O vice-primeiro-ministro guineense falava em representação do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, que viajou para a África do Sul, onde inicia quinta-feira, uma visita de Estado, acompanhado pelo ministro da Saúde, Dionísio Cumba, que também não esteve presente na cerimónia.

A campanha de vacinação contra a poliomielite prevê igualmente a suplementação em vitamina A e a desparasitação com Mebendazol, para fazer face aos casos de sarampo, que tem assolado muitas regiões do país.

“A pandemia de covid-19 piorou a fragilidade do sistema nacional de saúde, em todas as suas vertentes, e, por conseguinte, o sistema nacional de vigilância e de vacinação não escaparam à regra”, afirmou o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Bissau, Jean Marie Kipela.

Segundo o representante da OMS, as actividades de vacinação e as de vigilância não têm sido implementadas com regularidade também devido à prolongada greve no sector da saúde.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!