Início » Floresta tropical tem declínio de mais de 70% de populações de aves em 40 anos

Floresta tropical tem declínio de mais de 70% de populações de aves em 40 anos

Uma área protegida de floresta tropical viu mais de 70% das suas populações de aves declinarem nos últimos 44 anos. Isso, segundo os cientistas, é efeito, em parte, das mudanças climáticas.

Nos últimos anos, os cientistas têm buscado compreender como as mudanças climáticas e a devastação ambiental afetam diretamente as plantas e animais.

Além dos efeitos no aumento do nível do mar e da temperatura nos oceanos, as diferenças anuais nos regimes de chuvas mais intensas e secas mais prolongadas têm efeito direto sobre os ecossistemas, alterando algumas relações nas comunidades ecológicas.

Os pesquisadores acompanharam nas últimas quatro décadas 57 espécies de aves encontradas no Parque Nacional Soberanía, em Las Cumbres, no Panamá. Do total, 40 (70,2%) espécies tiveram uma queda em suas populações, 15 (26,3%) não mudaram e apenas duas (3,5%) tiveram um aumento.

A queda foi superior a 50% em 35 das 40 espécies com declínio, e um grupo de pelo menos nove espécies teve uma redução populacional superior a 90%, incluindo espécies mais frequentes em áreas de florestas jovens ou em bosques em encostas de montanhas.

estudo foi publicado no último dia 4 na revista especializada PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), liderado pelos pesquisadores Henry Pollock e Jeffrey Brawn, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!