A temperatura do ar em Moçambique está a aumentar particularmente na região sul enquanto as chuvas estão a escassear no centro e norte, disseram as autoridades meteorológicas em um relatório anual sobre o clima divulgado na quarta-feira.
O relatório, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM), faz parte dos esforços do instituto para melhorar a sua previsão de serviços, uma vez que os eventos climáticos extremos tendem a aumentar em número e intensidade, disse Janfar Abdulai, ministro de Transportes e Comunicações, num discurso no evento de lançamento em Maputo.
O relatório indica uma tendência crescente da temperatura do ar em Moçambique, principalmente na região sul. Também concluiu que as chuvas caíram menos nas regiões norte e centro em 2021, disse Abdulai, cujo ministério supervisiona os assuntos meteorológicos no país.
O diretor geral do INAM, Aderito Aramuge, também disse no evento que devido às alterações climáticas a sua instituição terá de se adaptar e enfrentar novos desafios, especialmente com abordagens de sistemas de alerta precoce.
O relatório, o primeiro desse tipo sobre o status climático nacional, também deve beneficiar os formuladores de políticas de outros setores do governo, como saúde pública, agricultura e economia.