“Não podemos excluir a guerra nuclear. Putin não a exclui”

por Gonçalo Lopes

Para António Monteiro, o antigo embaixador que representou Portugal nas Nações Unidas e presidiu o Conselho de Segurança da ONU, “esta é uma guerra de um homem só”, Putin.

Como se trava Vladimir Putin?

De momento, está imparável. Tem objetivos definidos, maus, mas são os dele. E, por isso, creio que é muito difícil pará-lo, a menos que o processo negocial dê alguma abertura e seja possível atender a algumas das exigências ou pretensões que possa ter. Mas permita-me dizer que sempre achei – e é a parte mais injustificável desta guerra -, que nada do que Putin possa pretender das negociações com a Ucrânia não obteria utilizando a via negocial. A guerra é uma guerra inútil e de alguém que não respeita os mínimos do que é a ordem internacional. Putin põe em causa a ordem internacional de forma deliberada. As pessoas têm tendência a dizer que ele é doido – mas se fosse doido era inimputável -, não, ele é imputável, faz deliberadamente e manipula.

Ninguém acreditava na guerra. Putin enganou o Ocidente?
Não creio que tenha enganado o Ocidente, mas durante muito tempo demos-lhe o benefício da dúvida. Não pensava para mim, até como diplomata, que um membro do Conselho de Segurança – como a Rússia é -, com direito de veto, viesse a ser ele a ameaçar com a utilização de armas nucleares e com um conflito que pode ser a destruição da humanidade.

No entanto, os exemplos foram-se sucedendo: a Chechénia, a Geórgia, a Ucrânia…
É verdade. Fomos sempre pensando que havia uma margem para acomodar em paz aquilo que era uma zona de conflito e uma zona a que a Rússia teria, eventualmente, algum direito ou uma esfera de influência. Penso que, nesse sentido, Putin nos enganou, mas talvez também nos tenhamos enganado a nós próprios.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!