Início » A elite que nasce nas montanhas da Suíça

A elite que nasce nas montanhas da Suíça

Estudar na Suíça tornou-se um sinónimo de distinção e futuro profissional garantido. Algumas das melhores escolas, em várias áreas, estão em terreno helvético. A hotelaria não é exceção. O DN foi conhecer o Glion Insitute, considerada uma das melhores escolas do mundo na sua área – mais concretamente a terceira melhor do mundo no ranking mundial de instituições de ensino superior em Gestão Hoteleira.

Para lá vão, para depois sair, alunos de várias geografias – 90 países segundo dados da Instituto – que se tornam executivos da indústria hoteleira.

Localizada numa encosta com Montraux mesmo em baixo e uma vista que só esbarra nas montanhas já francesas à esquerda e a terra mais plana, pelo menos por ali, e carregada de vinha, dos lados suíços, é ali que os alunos dormem, comem, estudam e trabalham e se preparam para um futuro de serviço de elite. E entre eles portugueses.

O Instituto Glion, que pertence ao grupo Sommet Education, é uma escola privada com licenciatura e mestrado em hotelaria, luxo e finanças e está dividido em três campus: dois na Suíça (Glion e Bulle) e outro em Londres. Além disso tem parceria com a Escola Ducasse, do prestigiado chef francês Alain Ducasse e com a Les Roches, outra prestigiada escola de hotelaria com sede em Marbelha, Espanha.

Fabien Fresnel, Chefe de Operações, Sommet Education, explica ao DN sucintamente como a escola funciona e diz que “um ano depois de estarem na escola, a maturidade dos alunos muda”. E acrescenta, “aqui ajudamos os alunos a decidirem o seu futuro. Têm formação em todas as áreas da hotelaria para mais tarde escolherem, além disso damos aconselhamento na área que devem seguir”.

Na visita foi percetível o rigor helvético – isto apesar de ser uma escola que na sua maioria tem franceses no quadro de direção -, alunos saídos do liceu com uniformes a servir com o cuidado e a simpatia de alguém com maior experiência. Uma ou outra falha aqui ou acolá quase impercetível aos menos exigentes. E agora com a possibilidade de trabalharem e ajudarem dentro das instalações da escola o bistrô do chef suíço com duas estrelas Michelin Stéphane Décotterd.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!