Início China Meio milhar de tibetanos protestam diante da sede do COI na Suíça

Meio milhar de tibetanos protestam diante da sede do COI na Suíça

Lusa

Meio milhar de tibetanos manifestaram-se ontem diante da sede do Comité Olímpico Internacional (COI) em Lausanne, na Suíça, contra a organização dos Jogos Olímpicos (JO) de inverno em Pequim

Vindos de toda a Europa, os manifestantes percorreram os três quilómetros que separam a sede do COI do museu olímpico, na véspera da cerimónia de abertura dos JO de inverno na capital da China.

Vários seguravam bandeiras e máscaras tibetanas e outros cartazes com mensagens como “Salvem o Tibete”, “Parem as violações dos direitos humanos no Tibete” ou “Chega de jogos sangrentos”.

O artista tibetano Loten Namling, que vive na Suíça há 32 anos, liderou o protesto em esquis pintados com a palavra “liberdade”, segundo a agência France-Presse.

“Arrasto a bandeira chinesa porque a China destruiu o meu país, a China destruiu a minha cultura. Para que percebam o quão difícil é para nós”, disse, adiantando: “Nunca se deveria conceder a organização das Olimpíadas a assassinos em massa e ditadores. É hora de dizer para pararem”.

Leia também: Presidente chinês visita o Tibete pela primeira vez

Os opositores tibetanos criticam o domínio de Pequim sobre a região do Himalaia, que foi anexada pela China em 1951, e acusam o governo chinês de repressão religiosa e cultural.

Pequim não reconhece o autodeclarado governo tibetano no exílio e acusa o líder espiritual exilado Dalai Lama de querer que o Tibete se separe da China.

Entre os manifestantes encontrava-se uma dúzia de apoiantes da minoria muçulmana uigure da China, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press.

A China é acusada de deter mais de um milhão de uigures, bem como de vários abusos contra esta minoria, incluindo a esterilização forçada, na província de Xinjiang, no extremo noroeste do país, como parte de uma campanha para eliminar a sua cultura, língua e crenças tradicionais.

Os Estados Unidos, a Austrália, o Canadá e o Reino Unido não vão enviar representantes à cerimónia de abertura dos JO de inverno devido aos crimes em Xinjiang e a outras violações dos direitos humanos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!