Início » Presidente palestino Abbas reúne-se com ministro da Defesa de Israel

Presidente palestino Abbas reúne-se com ministro da Defesa de Israel

AFP

O presidente palestino, Mahmoud Abas, reuniu-se com o ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, esta terça-feira para discutir questões civis e de segurança, de acordo com um comunicado deste ministério

Abbas reúne-se com ministro da Defesa israelita. Gantz informou ao seu interlocutor que pretende “continuar a promover ações destinadas a fortalecer a confiança nos assuntos económicos e civis, conforme decidido na última reunião entre os dois”, acrescentou o comunicado.

“Os dois homens discutiram questões civis e de segurança”, completou.

De acordo com a imprensa israelita, a conversa ocorreu na casa de Gantz em Rosh Haayin (centro de Israel).

Gantz visitou a sede da Autoridade Palestina em agosto para falar com Abbas, a primeira reunião oficial desse nível em vários anos.

Mas, depois dessa reunião, o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, disse que não há processo de paz em andamento com os palestinos e que “não haverá”.

O ministro palestino de Assuntos Civis, Hussein al-Sheikh, tuitou nesta quarta-feira que “Abbas se encontrou com Benny Gantz para discutir a importância de criar um horizonte político que leve a uma solução política em linha com as resoluções internacionais.”

Leia também: Israel propõe “plano de desenvolvimento” para a Faixa de Gaza

Eles também conversaram sobre “as condições tensas no terreno devido às práticas dos colonos (israelenses), e a reunião abordou muitas questões de segurança, econômicas e humanitárias”.

O partido Likud (à direita) criticou a reunião em um comunicado, dizendo que “é apenas uma questão de tempo antes que concessões perigosas sejam feitas para a segurança de Israel”.

“O governo israelo-palestino colocou os palestinos e Abbas na agenda. É perigoso para Israel”, acrescentou o Likud.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!