Início » Mundo vive (maior) incerteza com variante Ómicron

Mundo vive (maior) incerteza com variante Ómicron

Mais transmissível, a variante Ómicron do vírus responsável pela covid-19 está a espalhar-se rapidamente na Europa e no resto do mundo. Fez regressar as restrições, o teletrabalho, os eventos cancelados e os confinamentos.

Detetada na África do Sul, foi classificada como variante de “preocupação” pela Organização Mundial da Saúde e estima-se que em janeiro seja dominante na Europa. Os governos anunciam novas regras à medida que evolui a situação epidemiológica e a vida que estava a voltar a ser quase normal é de novo interrompida.

Europa

Reforço na testagem e vacinação, no controlo de fronteiras, teletrabalho, redução dos contactos sociais, inoculação de crianças e até a possibilidade de uma quarta dose da vacina. Estas são algumas armas para travar a propagação da Ómicron na Europa, onde as máscaras voltaram a ser obrigatórias e os certificados digitais exigidos em serviços e eventos.

O Reino Unido é dos países que regista maior impacto da disseminação da Ómicron, com sucessivos recordes de novas infeções. O número de casos duplica a cada dois a três dias e o nível de alerta passou para o segundo mais elevado. Além da obrigatoriedade do uso da máscara em espaços fechados, do regresso ao teletrabalho, foi aprovada a vacinação obrigatória dos profissionais de saúde. O país que registou a primeira morte de um doente infetado com a variante quer ter estes profissionais todos inoculados até abril de 2022. Devido ao aumento de infetados, Londres cancelou a celebração com 6500 pessoas em Trafalgar Square na noite de Ano Novo.

Mas se não forem implementadas mais medidas, alerta um grupo de cientistas que trabalha com o governo, o número diário de infeções no Reino Unido pode variar entre os 600 mil e os dois milhões no final do ano.

O País de Gales optou por mais restrições e encerrou os estabelecimentos de diversão noturna, desde 27 de dezembro, enquanto na Irlanda os bares e restaurantes têm de fechar às 20:00.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!