Início » Moçambique vai avaliar combinação de duas vacinas

Moçambique vai avaliar combinação de duas vacinas

O Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, divulgou segunda-feira (27), um ensaio clínico para avaliar a combinação de duas vacinas diferentes contra a Covid-19, anunciou a entidade.

O estudo avaliará a segurança e imunogenicidade de um esquema usando as vacinas Vero Cell e Johnson & Johnson, administradas com 28 dias de intervalo, disse Ilesh Jani, director-geral do Instituto Nacional de Saúde, durante o lançamento da pesquisa no distrito de Marracuene, província de Maputo.

A pesquisa é liderada pelo INS e conta com o financiamento da Coligação para a Inovação na Preparação de Resposta às Epidemias (CEPI), além do apoio do Instituto Internacional de Vacinas (IVI). Para o director-geral do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, caso seja constatada a eficácia nos resultados da pesquisa, o país passará a ter uma nova resposta para os problemas de disponibilidades das vacinas.

“Os esquemas que estamos a usar agora amarram-nos a determinadas combinações das vacinas”, lamentou Ilesh Jani.

Desde o anúncio do primeiro caso, em Março do ano passado, Moçambique conta com um total acumulado de 1.968 óbitos devido à Covid-19 e 171.502 infecções.

A Covid-19 provocou mais de 5,38 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Press. Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro, foram notificadas infecções em pelo menos 89 países de todos os continentes.

Leia mais em Jornal de Angola

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!