Início » Presidente de Peru nomeia ambientalista para chefiar novo gabinete

Presidente de Peru nomeia ambientalista para chefiar novo gabinete

AFP

O presidente do Peru, Pedro Castillo, nomeou a ativista ambiental e de direitos humanos Mirtha Vásquez como chefe de gabinete nesta quarta-feira (6), em um redirecionamento para a ala moderada da coalizão de esquerda que o apoia no governo

Vásquez, uma advogada de 46 anos e ex-presidente do Congresso, prestou juramento durante cerimônia no Palácio do Governo transmitida pela televisão estatal. Ela substitui Guido Bellido, da ala linha-dura do governo, a quem o presidente havia pedido a renúncia horas antes.

“Por Deus, por este país de mulheres e homens que lutam todos os dias para viver com dignidade, sem discriminação, e que promovem mudanças reais, sim, eu juro!”, declarou a nova chefe do gabinete ministerial.

Além de Vásquez, o presidente peruano designou outros 18 ministros para integrar o novo gabinete, entre os quais ratificou o titular da pasta de Economia, Pedro Francke, e o chanceler Oscar Maúrtua.

Do total de 19 ministros que compõem o gabinete, há sete novos e os 12 restantes foram ratificados.

Vásquez substitui Guido Bellido, um engenheiro de 41 anos sem experiência política e uma figura radical do partido da situação marxista-leninista Peru Livre, que estava envolvido em um confronto verbal com o Congresso, dominado pela direita.

O gabinete de Castillo passou a ter cinco mulheres, em vez das duas que havia sob a chefia de Bellido, que foi questionado por posições e expressões misóginas e sexistas.

A nova primeira-ministra dignitária chefiou o Congresso entre novembro de 2020 e julho de 2021, durante o governo do presidente interino Francisco Sagasti. Na época, ela era membro do partido esquerdista Frente Ampla.

O governo de esquerda inclui membros do radical Peru Livre, o moderado Juntos pelo Peru e sindicalistas do sindicato de professores liderado por Castillo, entre as forças mais notórias.

Castillo assumiu o governo em 28 de julho por um período de cinco anos em meio às esperanças de milhares de compatriotas, mas também à preocupação de muitos peruanos temerosos de uma forte virada para o socialismo após décadas de políticas liberais.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website