Início » Negociações entre Macau e Pequim só com alta taxa de vacinação

Negociações entre Macau e Pequim só com alta taxa de vacinação

A taxa de vacinação de Macau tem de aumentar para que o Governo possa encetar negociações com o Governo Central para a reabertura das fronteiras para excursões, afirmou hoje o Chefe do Executivo, Ho Iat Seng

Numa conferência de imprensa realizada na sede do Governo sobre prevenção e controlo da situação epidémica, o Chefe do Executivo assumiu que a baixa taxa de vacinação de Macau tem de estar nos 80% para que sejam encetadas as negociações com o Governo Central tendo em vista a reabertura de fronteiras para excursões.

“Temos cerca de 50% dos cidadãos que já concluíram a vacinação contra a Covid-19. É a taxa de vacinação mais baixa da China. Em nome do Chefe do Executivo do Governo de Macau, apelo a todos os cidadãos sem vacinação, que muito dificilmente poderei discutir com o Governo Central para começar a abrir as excursões”, assinalou o Chefe do Executivo.

Apesar de reconhecer a dificuldade de alcançar os 100% de taxa de vacinação na população de Macau, Ho Iat Seng indicou que só com 80% de taxa de vacinação “podemos ter um fundamento para discutir com as respectivas medidas, por exemplo, podemos abrir as nossas excursões e passo a passo vamos voltar ao normal”.

Sobre a resistência da população de Macau à vacinação contra a Covid-19, Ho Iat Seng deu o exemplo de Portugal.

Leia mais em TDM

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!